Avançar para o conteúdo principal

Carros novos vão ter limitador de velocidade já em 2022



 A tecnologia direcionada para o segmento automóvel tem evoluído bastante. A segurança dos veículos é uma prioridade e nesse sentido as marcas estão conscientes que têm de fazer alguma coisa.


A partir do próximo ano, todos os carros fabricados a partir de julho de 2022 vão ter limitador de velocidade.


Será já a partir do próximo ano que os novos carros terão de vir com um dispositivo capaz de limitar a velocidade. A União Europeia tem como objetivo reduzir significativamente o número de acidentes rodoviários e a aposta é na limitação da velocidade.


A diretiva 2144 de 2019, refere que os novos sistemas devem estar em uso a partir de 6 de julho do próximo ano.



Novos Sistemas Obrigatórios:

- ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;

- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;

- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;

- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;

- Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;

- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;

- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;

- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;

- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;

- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;

- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;

- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;

- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus


No que diz respeito ao excesso do limite de velocidade, o ISA alerta o condutor com sinais sonoros. Caso não seja suficiente, o sistema terá a capacidade de “opor-se” à pressão exercida pelo condutor no acelerador. Ainda não se sabe todas as funcionalidades do ISA, pois há construtores que são contra tais medidas.


Há quem defenda, por exemplo, que haja um botão para desligar tudo e outros defendem que não deve existir botão nenhum. O Pplware acompanhará as novidades relativamente a este assunto. Estejam atentos.


https://pplware.sapo.pt/motores/carros-novos-vao-ter-limitador-de-velocidade-ja-em-2022/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...