Avançar para o conteúdo principal

Até 2023 o preço dos painéis solares vai atingir os 8,2 cêntimos por Watt



 Até 2023 o preço dos painéis solares vai atingir os 8,2 cêntimos por Watt

O preço dos painéis solares irá cair para os 8,2 cêntimos por Watt até 2023, pelo menos esta é a convicção de Martin Green, pioneiro da energia solar fotovoltaica. Um valor que em 2023 será metade do seu valor atual, o que irá permitir ter eletricidade incrivelmente barata.


Green diz que esta queda dos preços se irá traduzir em acordos normais de compra de energia por um valor de apenas 1 cêntimos por kw/h, correspondendo a um quadragésimo do que atualmente os residentes pagam.


Queda do preço dos painéis solares

As suas declarações foram proferidas durante o Smart Energy Council em Sydney, e segundo ele isto poderá ainda levar a uma proliferação massiva da energia solar, o que levantaria um novo problema, o que fazer com o excedente de eletricidade gerada por energia solar, quando a procura é baixa?


MARTIN GREEN É FAMOSO POR JÁ TER PREVISTO A QUEDA DO PREÇO DA ENERGIA SOLAR NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000.


Altura em que disse que o custo da energia solar em 2020 iria baixar para cerca de 1 dólar! Sendo que na altura parecia uma previsão tremendamente otimista!


Mas um aumento repentino de produção de painéis fotovoltaicos na China, impulsionado por investimentos em todo o mundo, mostrou que a sua previsão era demasiado conservadora, o que fez com que o preço superior a 4 dólares em 2008 baixasse para menos de 1 dólares ainda em 2012!


E a tecnologia “PERC”, desenvolvida por ele e a sua equipa na Universidade de Nova Gales do Sul, veio reduzir ainda mais os custos! Uma previsão que assim saiu “furada” pois atingiu-se o valor mais baixo do Kw/h muito antes do previsto!


Apesar de a Agência Internacional de Energia ter tardado em reconhecer o potencial das energias renováveis, no ano passado já vieram dizer que a energia solar oferecer um dos custos de eletricidade mais baixos do mercado.


“Atualmente estamos a cerca de 20 centavos de dólar americano por watt… mas o impulso continua bem vivo, e assim penso que vamos continuar essa trajetória. Assim, com as taxas de redução de custos, que são de 20 a 24 por cento por ano, serão precisos cerca de anos para que o custo da energia solar baixe para metade. Espero assim que em 2023 o custo de um painel solar esteja nos 10 centavos por Watt”, afirmou.


Está ainda convicto que durante a próxima década, talvez a meio da década, hajam acordos de compra de energia a menos de um cêntimo por Kw/h de forma rotineira e os preços dos painéis solares estejam a menos de 8 cêntimos por Watt!


https://www.portal-energia.com/preco-paineis-solares/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A hora a que se deita pode ser mais importante do que o número de horas que dorme

Talvez se sinta tentado a dormir até mais tarde depois de uma noitada – mas os cientistas descobriram que é melhor para o seu cérebro e a para a sua saúde cardíaca manter um horário regular. Joyce Lee, The New York Times / Redux O segredo para dormir melhor pode não ser passar mais horas na cama.  Quando a maioria de nós se esforça por dormir melhor, costumamos focar-nos na duração: as sete a nove horas  recomendadas de repouso nocturno . No entanto, os cientistas especializados em sono e um corpo crescente de evidências sugere que  manter um horário de sono constante pode ser mais importante do que o número de horas que dormimos . Desde estudos populacionais de grande escala a ensaios clínicos cuidadosamente elaborados, os investigadores estão a descobrir que ir dormir e acordar todos os dias à mesma hora pode  melhorar a cognição e a saúde mental , contribuir para a saúde metabólica e a função imunitária,  fortalecer o coração  e  diminuir o risco de...

"Frankenstein": quão perigosa é e quais os sintomas da nova variante da Covid-19?

 Para além do nome científico XFG ou Stratus, a variante do vírus atualmente predominante é também conhecida por "Frankenstein". Nos últimos dias, tem sido noticiado que esta variante está alegadamente associada a uma "garganta de lâmina", ou seja, a uma dor de garganta mais grave. Como acontece todos os anos, estão a circular novas variantes do SARS-CoV-2 que causam infeções respiratórias. A variante XFG, atualmente predominante, é muitas vezes referida nos meios de comunicação social como a "variante Frankenstein", que tem como sintoma típico a chamada "garganta de lâmina de barbear". Os médicos relatam que os doentes se queixam de dores de garganta extremamente fortes - tão fortes que parecem estar a engolir lâminas de barbear. Vários meios de comunicação social deram conta deste quadro nos últimos dias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou oficialmente a variante atual como uma "Variante sob Monitorização" (VUM) em 23 de...