Avançar para o conteúdo principal

Até 2023 o preço dos painéis solares vai atingir os 8,2 cêntimos por Watt



 Até 2023 o preço dos painéis solares vai atingir os 8,2 cêntimos por Watt

O preço dos painéis solares irá cair para os 8,2 cêntimos por Watt até 2023, pelo menos esta é a convicção de Martin Green, pioneiro da energia solar fotovoltaica. Um valor que em 2023 será metade do seu valor atual, o que irá permitir ter eletricidade incrivelmente barata.


Green diz que esta queda dos preços se irá traduzir em acordos normais de compra de energia por um valor de apenas 1 cêntimos por kw/h, correspondendo a um quadragésimo do que atualmente os residentes pagam.


Queda do preço dos painéis solares

As suas declarações foram proferidas durante o Smart Energy Council em Sydney, e segundo ele isto poderá ainda levar a uma proliferação massiva da energia solar, o que levantaria um novo problema, o que fazer com o excedente de eletricidade gerada por energia solar, quando a procura é baixa?


MARTIN GREEN É FAMOSO POR JÁ TER PREVISTO A QUEDA DO PREÇO DA ENERGIA SOLAR NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000.


Altura em que disse que o custo da energia solar em 2020 iria baixar para cerca de 1 dólar! Sendo que na altura parecia uma previsão tremendamente otimista!


Mas um aumento repentino de produção de painéis fotovoltaicos na China, impulsionado por investimentos em todo o mundo, mostrou que a sua previsão era demasiado conservadora, o que fez com que o preço superior a 4 dólares em 2008 baixasse para menos de 1 dólares ainda em 2012!


E a tecnologia “PERC”, desenvolvida por ele e a sua equipa na Universidade de Nova Gales do Sul, veio reduzir ainda mais os custos! Uma previsão que assim saiu “furada” pois atingiu-se o valor mais baixo do Kw/h muito antes do previsto!


Apesar de a Agência Internacional de Energia ter tardado em reconhecer o potencial das energias renováveis, no ano passado já vieram dizer que a energia solar oferecer um dos custos de eletricidade mais baixos do mercado.


“Atualmente estamos a cerca de 20 centavos de dólar americano por watt… mas o impulso continua bem vivo, e assim penso que vamos continuar essa trajetória. Assim, com as taxas de redução de custos, que são de 20 a 24 por cento por ano, serão precisos cerca de anos para que o custo da energia solar baixe para metade. Espero assim que em 2023 o custo de um painel solar esteja nos 10 centavos por Watt”, afirmou.


Está ainda convicto que durante a próxima década, talvez a meio da década, hajam acordos de compra de energia a menos de um cêntimo por Kw/h de forma rotineira e os preços dos painéis solares estejam a menos de 8 cêntimos por Watt!


https://www.portal-energia.com/preco-paineis-solares/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...