Avançar para o conteúdo principal

Aquecimento Global: Ponto irreversível pode já ter sido atingido



 Muito se tem falado no aquecimento global. O mundo já percebeu que é preciso fazer urgentemente alguma coisa, mas a questão que se coloca é se ainda vamos a tempo.


De acordo com um responsável alemão da maior expedição científica realizada ao Polo Norte, o ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado.



Efeitos nefastos do aquecimento global podem surgir em cascata…

Markus Rex, um dos principais especialistas no estudo do Ártico e responsável da maior expedição científica jamais realizada ao Polo Norte alertou hoje o mundo para o aquecimento global. Segundo o que foi referido, o ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado, com as principais consequências a poderem acontecer “em cascata”.


https://pplware.sapo.pt/ciencia/aquecimento-global-ponto-irreversivel-pode-ja-ter-sido-atingido/


Comentário do Wilson:

Não sei se Markus Rex explicou mas este artigo infelizmente não explicou o porquê de ser um problema o desaparecimento da camada de gelo mas eu explico:

1.- As camadas de gelo funcionam como ar-condicionado para a terra reflectindo os raios solares e evitando o aquecimento excessivo da terra.

2.- Dentro do gelo existem extensas reservas de gás metano (já identificadas no ártico e na sibéria mas provavelmente em todas elas) que serão libertadas para a atmosfera, o gás metano é 20 vezes mais poderoso no efeito de estufa do que o dióxido de carbono (CO2).

3.- Aumento do nível do mar, inundando todas as cidades costeiras onde vive a maior parte da população humana.

De certeza que existem mais motivos de preocupação mas basta estes três para se ter noção da gravidade do problema.


Possíveis soluções:

1.- Ordenamento territorial para evitar os grandes incêndios (grandes libertadores de CO2). Este ordenamento territorial tem de ser assegurado pelo Estado e não pelos proprietários como acontece em Portugal.

2.- Apostar na eficiência energética.

3.- Aproveitar o gás metano emitido pelos aterros e ETARs.

4.- diminuir os consumos energéticos evitando deslocações (apostar no teletrabalho)

5.- Descarbonização da sociedade.

6.- Diminuir o consumo de carne natural (principalmente bovina) apostando na carne de laboratório e outras fontes proteicas que não emitam gás metano.



Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di