Muito se tem falado no aquecimento global. O mundo já percebeu que é preciso fazer urgentemente alguma coisa, mas a questão que se coloca é se ainda vamos a tempo.
De acordo com um responsável alemão da maior expedição científica realizada ao Polo Norte, o ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado.
Efeitos nefastos do aquecimento global podem surgir em cascata…
Markus Rex, um dos principais especialistas no estudo do Ártico e responsável da maior expedição científica jamais realizada ao Polo Norte alertou hoje o mundo para o aquecimento global. Segundo o que foi referido, o ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado, com as principais consequências a poderem acontecer “em cascata”.
https://pplware.sapo.pt/ciencia/aquecimento-global-ponto-irreversivel-pode-ja-ter-sido-atingido/
Comentário do Wilson:
Não sei se Markus Rex explicou mas este artigo infelizmente não explicou o porquê de ser um problema o desaparecimento da camada de gelo mas eu explico:
1.- As camadas de gelo funcionam como ar-condicionado para a terra reflectindo os raios solares e evitando o aquecimento excessivo da terra.
2.- Dentro do gelo existem extensas reservas de gás metano (já identificadas no ártico e na sibéria mas provavelmente em todas elas) que serão libertadas para a atmosfera, o gás metano é 20 vezes mais poderoso no efeito de estufa do que o dióxido de carbono (CO2).
3.- Aumento do nível do mar, inundando todas as cidades costeiras onde vive a maior parte da população humana.
De certeza que existem mais motivos de preocupação mas basta estes três para se ter noção da gravidade do problema.
Possíveis soluções:
1.- Ordenamento territorial para evitar os grandes incêndios (grandes libertadores de CO2). Este ordenamento territorial tem de ser assegurado pelo Estado e não pelos proprietários como acontece em Portugal.
2.- Apostar na eficiência energética.
3.- Aproveitar o gás metano emitido pelos aterros e ETARs.
4.- diminuir os consumos energéticos evitando deslocações (apostar no teletrabalho)
5.- Descarbonização da sociedade.
6.- Diminuir o consumo de carne natural (principalmente bovina) apostando na carne de laboratório e outras fontes proteicas que não emitam gás metano.
Comentários
Enviar um comentário