Avançar para o conteúdo principal

Grafeno foi transformado em material supercondutor de eletricidade

Uma equipa de cientistas britânicos conseguiu transformar num material supercondutor de correntes elétricas o grafeno, variante do carbono utilizada na informática e telecomunicações e reconhecido pela sua extrema dureza.

Combinando o grafeno com uma substância composta pelos elementos químicos cério e praseodímio (PCCO), conseguiram obter a passagem de corrente elétrica sem resistência, o que poderá habilitar o novo material a ser usado em computadores quânticos de alta velocidade.

Num estudo publicado na Nature Communications, os responsáveis pela experiência descrevem que a propriedade supercondutora foi ativada apenas quando os dois elementos se combinaram. A investigação sugere que o PCCO “desperta” certas propriedades intrínsecas do grafeno, que atua efetivamente como um supercondutor.

Até agora, tinham sido registadas propriedades similares à supercondução unindo o grafeno com outros metais, uma técnica que, no entanto, não demonstrava que o próprio material estivesse a transmitir eletricidade sem resistência.

“Já tinha sido provado que, sob as condições adequadas, o grafeno podia alcançar uma transição para a supercondução”, afirmou Jason Robinson, investigador do Centro para o Grafeno de Cambridge, e co-autor do estudo.

“Colocar o grafeno sobre um metal pode alterar dramaticamente as suas propriedades e fazer com que se comporte de um modo inesperado”, destacou.

O grafeno é formado por uma única camada de átomos e destaca-se pela dureza, transparência e flexibilidade, justificando o investimento de 500 milhões de dólares que a Comissão Europeia destinou à sua investigação até 2023.

http://zap.aeiou.pt/grafeno-transformado-material-supercondutor-eletricidade-146248

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...