Avançar para o conteúdo principal

Estudante condenada a um ano de prisão por piadas no Twitter

Cassandra Vera, estudante espanhola condenada a prisão por piadas no Twitter.

Um Tribunal espanhol condenou uma estudante de 21 anos a um ano de prisão por causa de várias publicações humorísticas que fez no Twitter, a propósito do assassinato do primeiro-ministro de Franco, durante a ditadura militar, num ataque terrorista da ETA.

O caso está a gerar revolta em Espanha, depois de Cassandra Vera, uma estudante de História de 21 anos, ter sido condenada a um ano de prisão por causa de 13 mensagens que publicou no Twitter, entre 2013 e 2016.

Os tweets da jovem tinham um tom humorístico e abordavam o assassinato do político Luís Carrero-Blanco, em 1973. Na altura, vigorava a ditadura de Franco e Carrero-Blanco era primeiro-ministro espanhol, tendo sido vítima de um atentado terrorista da ETA.

A jovem, que tinha 17 anos quando fez as primeiras publicações visadas no Twitter, foi condenada por “um crime de humilhação às vítimas do terrorismo”.

Além da pena de prisão, foi condenada à “inabilitação absoluta durante 7 anos”, o que significa que está impedida de aceder a quaisquer cargos públicos. Esta medida é particularmente fatal para a jovem, que sonha ser professora.

Numa publicação no Twitter, Vera lamenta a decisão judicial, que lhe “arruina a vida”, notando que fica sem direito à bolsa de estudo que tinha e com o sonho de se tornar professora “destroçado”.

Cassandra Vera @kira_95: "No sólo me quedo antecedentes, me han quitado el derecho a beca y destrozado mi proyecto de ser docente. Me han arruinado la vida."

A jovem está também a pedir, através do Twitter, ajuda para pagar as custas judiciais do processo, criticando o facto de lhe estarem a pedir que as pague quando é estudante e filha de pais desempregados.

Os advogados de Cassandra, que recebeu apoio judiciário do Estado, já anunciaram que vão recorrer da sentença para o Superior Tribunal de Justiça.

Entretanto, as críticas à decisão de condenação surgem de todos os quadrantes, nomeadamente do político, onde o líder do partido Podemos, Pablo Iglesias, lamenta que os “autores do atentado a Carrero foram amnistiados em 1977“. “Não cumpriram condenação. Cassandra vai cumprir mais pena por twitar em 2017″, conclui Iglesias.

https://twitter.com/Pablo_Iglesias_/status/847378801218564100

Neta do político assassinado critica condenação

A própria neta de Carrero-Blanco critica a condenação, num artigo de opinião no El País.

“Fazer humor com o assassinato de alguém repugna-me”, começa por escrever Lucía Carrero-Blanco, que realça, contudo, que o que a “preocupa é que um acto de patente mal gosto e falta de toda a sensibilidade se considere um crime”. “Por muito legal que seja, é um absoluto disparate”, considera a neta de Carrero-Blanco.

A Plataforma de Defesa da Liberdade de Expressão espanhola já salientou que a decisão do tribunal é “um ataque muito grave à liberdade de expressão”. “Parece um claro aviso aos navegantes: se twitas coisas inconvenientes, arriscas-te a isto“, conclui a PDLI.

https://zap.aeiou.pt/estudante-espanhola-condenada-um-ano-prisao-piadas-no-twitter-154622

https://sol.sapo.pt/artigo/556055/espanhola-condenada-a-um-ano-de-prisao-por-piadas-no-twitter

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di