Avançar para o conteúdo principal

Cientistas anunciam plano para construir computador quântico revolucionário

Cientistas de vários países anunciaram esta quarta-feira um plano para construir o computador mais poderoso e avançado de sempre, um computador quântico que poderá trazer uma nova revolução tecnológica.

O projeto, liderado por Winfried Hensinger, investigador da universidade britânica de Sussex, foi apresentado na Science Advances e inclui os planos para a construção da enorme máquina, que precisaria de ocupar um edifício inteiro.

Segundo a universidade, este computador poderia “resolver problemas que levariam milhares de milhões de anos a um computador normal”.

O computador quântico consistirá, segundo a Universidade de Sussex, em sofisticados aparelhos de vácuo com processadores quânticos de silicone, com átomos carregados com campos elétricos.

Enquanto os dados num computador tradicional são codificados em “bits”, unidades de informação que apenas têm dois estados – 0 e 1 -, num computador quântico são usadas unidades chamadas “qubits”, que podem ter mais do que um estado diferente em simultâneo, espelhando a teoria da física quântica que postula que um átomo pode estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo.

Esta característica facilita e acelera operações mais complexas e, segundo a instituição, um computador como o que agora se projeta iria “revolucionar a indústria, a ciência e o comércio a uma escala semelhante ao que os computadores normais” fizeram quando foram inventados.

No trabalho que hoje se publica os cientistas descrevem a criação de uma nova maneira de ligar vários módulos de computação, optando por campos elétricos que levam os átomos de um módulo para outro a uma velocidade 100.000 vezes superior à das ligações em fibra ótica usadas atualmente.

O próximo passo será construir um protótipo funcional baseado no projeto, cuja publicação serve para apelar à colaboração de cientistas de todo o mundo.

Hensinger afirmou que a existência de um computador quântico universal “pode ter um impacto fundamental na sociedade como um todo”.

Em novembro de 2015, pela primeira vez, cientistas demonstraram que podem escrever e manipular um código quântico num chip de silício, abrindo caminho para os tão esperados e superpoderosos computadores quânticos.

http://zap.aeiou.pt/cientistas-anunciam-plano-construir-super-computador-quantico-revolucionario-147674

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

"Frankenstein": quão perigosa é e quais os sintomas da nova variante da Covid-19?

 Para além do nome científico XFG ou Stratus, a variante do vírus atualmente predominante é também conhecida por "Frankenstein". Nos últimos dias, tem sido noticiado que esta variante está alegadamente associada a uma "garganta de lâmina", ou seja, a uma dor de garganta mais grave. Como acontece todos os anos, estão a circular novas variantes do SARS-CoV-2 que causam infeções respiratórias. A variante XFG, atualmente predominante, é muitas vezes referida nos meios de comunicação social como a "variante Frankenstein", que tem como sintoma típico a chamada "garganta de lâmina de barbear". Os médicos relatam que os doentes se queixam de dores de garganta extremamente fortes - tão fortes que parecem estar a engolir lâminas de barbear. Vários meios de comunicação social deram conta deste quadro nos últimos dias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou oficialmente a variante atual como uma "Variante sob Monitorização" (VUM) em 23 de...