Avançar para o conteúdo principal

Cientistas criam painéis solares que também funcionam de noite

Cientistas de universidades chinesas criaram painéis solares capazes de gerar energia mesmo de noite, com chuva ou nevoeiro, anunciou, esta segunda-feira, o jornal oficial Diário do Povo.

A tecnologia assenta num novo material chamado fósforo de grande persistência, que consegue armazenar energia solar durante o dia para ser usada de noite.

"Só a luz parcialmente visível é que pode ser absorvida e convertida em eletricidade, mas esta matéria pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e próxima da infravermelha", explicou um dos responsáveis do projeto, Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China.

A luz armazenada é libertada e as células solares utilizam-na para continuar a produzir energia elétrica.

"As células solares que funcionam com qualquer tempo poderão indicar que a indústria global de energia solar conseguirá baixar o preço da recolha de energia", afirmou.

http://www.jn.pt/inovacao/interior/cientistas-criam-paineis-solares-que-tambem-funcionam-de-noite-5767319.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

"Frankenstein": quão perigosa é e quais os sintomas da nova variante da Covid-19?

 Para além do nome científico XFG ou Stratus, a variante do vírus atualmente predominante é também conhecida por "Frankenstein". Nos últimos dias, tem sido noticiado que esta variante está alegadamente associada a uma "garganta de lâmina", ou seja, a uma dor de garganta mais grave. Como acontece todos os anos, estão a circular novas variantes do SARS-CoV-2 que causam infeções respiratórias. A variante XFG, atualmente predominante, é muitas vezes referida nos meios de comunicação social como a "variante Frankenstein", que tem como sintoma típico a chamada "garganta de lâmina de barbear". Os médicos relatam que os doentes se queixam de dores de garganta extremamente fortes - tão fortes que parecem estar a engolir lâminas de barbear. Vários meios de comunicação social deram conta deste quadro nos últimos dias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou oficialmente a variante atual como uma "Variante sob Monitorização" (VUM) em 23 de...