Avançar para o conteúdo principal

Astrónomos captam sinais de rádio inéditos com origem extraterrestre

As misteriosas ondas de rádio registadas nos últimos anos têm intrigado os cientistas desde o primeiro surgimento. Agora, um grupo de cientistas australianos detetou três novos sinais misteriosos – e garantem que são extraterrestres.

Os cientistas da Universidade Nacional da Austrália e Universidade de Tecnologia de Swinburne detetaram os sinais através do Telescópio Molonglo, em Camberra, Austrália.

O radiotelescópio tem uma área de análise de cerca de 18 mil metros quadrados. Segundo os especialistas, este telescópio é ideal para recolher sinais de rádio, tecnicamente chamados de FRBs (Fast Radio Bursts).

Mas, em 2013, os astrónomos também perceberam que, devido à sua arquitetura, o telescópio gigante não deteta sinais provenientes da nossa atmosfera.

As curtas emissões de rádio são difíceis de estudar por aparecerem e desaparecerem muito rapidamente, por isso os cientistas não têm muita informação sobre a sua origem. No entanto, os novos dados indicam que podem ser provenientes de uma nave estelar cósmica ou de uma galáxia distante.

“Os radiotelescópios convencionais com antena têm dificuldades em captar transmissões com origem para além da atmosfera da Terra”, disse um dos autores do estudo, Chris Flynn da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália.

Mas, por enquanto, as fontes dos três sinais de rádio detetados permanecem relativamente misteriosas, exceto pelo fato de, claramente, não serem deste planeta. Os astrónomos australianos sugerem que os FRBs são provenientes das constelações Puppis e Hydra.

Ver imagem no Twitter
Ver imagem no Twitter
Seguir
Swinburne University @Swinburne
PhD candidate detects three new Fast Radio Bursts @caastro_arc @Sydney_Uni @ANUmedia. http://swi.nu/ji4g6
07: 53 - 4 Apr 2017
2 2 Retweets 13 13 favoritos
Anteriormente, os astrónomos achavam que os sinais de rádio estavam a ser emitidos devido a alguma interferência local. No entanto, esta teoria foi desmentida porque surgiram descobertas que apontam para o espaço.

“Os sinais de rádio são claramente percetíveis dada a sua curta duração e origem a grande distância. Não identificamos qualquer origem natural plausível. A origem artificial deve ser considerada e verificada”, destacou Avi Loeb, da Universidade de Harvard.

Avi Loeb acredita que estes sinais podem ter sido enviados por transmissores gigantescos, utilizados para garantir o funcionamento de naves extraterrestres.

https://zap.aeiou.pt/astronomos-captam-sinais-de-radio-ineditos-com-origem-extraterrestre-155090

Comentários

Notícias mais vistas:

Horse revela motor conceito para carros elétricos

 Segundo a empresa com participação de Renault e Geely, conjunto revelado é tão pequeno que terá tamanho de uma mala Apresentado às vésperas do Salão de Munique, que ocorre entre os dias 9 e 14 de setembro, o novo conceito da HORSE, uma joint venture entre Renault e Geely, antecipa um extensor de autonomia do tamanho de uma maleta. A proposta é facilitar a conversão de elétricos em modelos EREV, usando o motor a combustão apenas como gerador de energia. O sistema, batizado de HORSE C15, integra motor, gerador e inversor em um único módulo compacto. A solução pode ser instalada tanto na dianteira quanto na traseira dos veículos, na posição horizontal ou vertical, com pouca ou nenhuma modificação estrutural. Com isso, fabricantes conseguem ampliar o alcance de seus modelos sem redesenhar por completo as plataformas já existentes. Além disso, a empresa afirma que o conjunto terá o tamanho de uma mala. A unidade utiliza um motor 1.5 de quatro cilindros, que pode trabalhar em versões as...

Pagamentos e transferências de dinheiro com MB Way na Europa entram numa nova fase

 Pagamentos e transferências de dinheiro com MB Way na Europa entram numa nova fase Para já, a interligação entre todos estes sistemas de pagamentos está limitada a «transferências entre particulares» e vai «expandir-se gradualmente para outros casos de uso». Em Dezembro de 2023, a SIBS anunciou a assinatura de um acordo com dois sistemas de pagamentos móveis de Itália e Espanha, Bancomat Pay e Bizum, para permitir o envio de dinheiro via número de telefone, como acontece entre os bancos que operam em Portugal. Quase um ano e meio depois deste anúncio, em Março deste ano, a SIBS anunciou que isto já era possível, embora apenas para dois bancos destes países e de «forma gradual até Junho»: em Itália é o Intesa San Paolo e, em Espanha, o Santander. Agora, a aliança EuroPA (que junta Bancomat, Bizum, MB Way e Vipps MobilePay) anuncia o início de uma nova fase. O «próximo passo será finalizar o estudo de viabilidade até Dezembro de 2025, precedendo a fase de implementação». A ideia já ...

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16