Avançar para o conteúdo principal

Superbactéria invencível que não causa sintomas está a alastrar-se rapidamente

A perigosa superbactéria Carbapenem Resistant Enterobacteriaceae (CRE), que não apresenta sintomas e resiste a todos os 26 tipos de antibióticos conhecidos, está a espalhar-se mais rapidamente do que o previsto nos EUA.

De acordo com um estudo publicado no Jornal da Academia Nacional de Ciências, a transmissão desta bactéria pode estar a ocorrer sem qualquer tipo de sintomas, o que é um alerta para a ameaça que as superbactérias representam para a população.

Segundo o especialista, quando uma bactéria não desaparece com os medicamentos comuns, os pacientes recebem antibióticos de último recurso, como o carbapenem. No entanto, algumas superbactérias conseguem sobreviver.

“Falamos muitas vezes sobre a crescente onda de resistência aos antibióticos em termos apocalípticos. Mas devemos lembrar-nos que as pessoas que estão em maior risco estariam em risco de qualquer outra infeção, porque estão entre as pessoas mais frágeis no sistema de saúde”, destacou William Hanage, principal autor do estudo e professor de epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública de Harvard.

A CRE tende a espalhar-se em hospitais e causa cerca de 9.300 infeções e 600 mortes por ano nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

“Embora até aqui o foco tenha sido o tratamento de pacientes doentes com infeções relacionadas com a CRE, o nosso estudo sugere que a bactéria se está a espalhar além dos casos óbvios de doença”, disse Hanage.

“Temos de olhar mais atentamente para este tipo de transmissão dentro das nossas comunidades e nas unidades de saúde se quisermos eliminá-la”, sublinhou o especialista.

Em setembro, uma mulher de 70 anos morreu no estado do Nevada devido a esta bactéria, depois de os médicos terem tentado combater a infeção com recurso aos 26 tipos de antibióticos disponíveis nos EUA.

A mulher terá partido uma perna na Índia, onde contraiu a bactéria. Quando chegou aos EUA, os médicos foram alternando os antibióticos de acordo com os resultados das análises, mas a paciente acabou por morrer.

Segundo a epidemiologista Lei Chen, a bactéria progrediu tão rapidamente, que os especialistas “acabaram por ficar sem opções”.

Um relatório divulgado em maio sugere que, em 2050, a resistência aos antibióticos pode vir a matar mais 10 milhões de pessoas por ano face ao que acontece atualmente, ou seja uma pessoa a cada três segundos.

http://zap.aeiou.pt/superbacteria-nao-causa-sintomas-esta-alastrar-rapidamente-145830

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O filme de ficção científica mais assistido da Netflix: Quase 500 milhões de espectadores, mas seu diretor afirma que "os críticos e os guardiões da cultura o odiaram"

 Foi número 1 em 85 países e o centro de uma notável polêmica. Um dos maiores sucessos cinematográficos da Netflix até hoje foi Não Olhe Para Cima, um filme de ficção científica que ainda ocupa o segundo lugar na lista dos filmes de todos os tempos dessa plataforma. No entanto, a Netflix apenas compartilhou dados de visualizações dos primeiros 91 dias, mas agora seu diretor Adam McKay afirmou que na realidade o filme foi visto por quase 500 milhões de espectadores. Número 1 em 85 países McKay concedeu uma entrevista à NME por ocasião dos incêndios que Los Angeles sofreu para, entre outros temas, comentar sobre a importância da mensagem sobre mudanças climáticas que Não Olhe Para Cima traz. Além disso, ele destaca o enorme sucesso que o filme teve, mas também a má recepção por parte da imprensa especializada: "Diante dessas catástrofes dramáticas que continuam acontecendo, um filme parece realmente pequeno e ridículo. Mas o que foi inspirador e energizante foi a resposta popular a ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook