Avançar para o conteúdo principal

Maracaibo: Petróleo e Raios

DESCOBERTO O LOCAL EXACTO DA TERRA EM QUE CAEM MAIS RAIOS

Catatumbo, na Venezuela, é o maior gerador de Ozono do mundo

É costume dizer-se que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas parece que este ditado popular tem que ser revisto.

Um novo estudo, apresentado no último encontro da União Geofísica Americana, sugere que há um ponto, num lago na Venezuela, onde, 297 dias por ano, cai um raio – algo como 10 meses por ano, um raio por dia.

O Lago de Maracaibo é conhecido pelos seus altos níveis de actividade eléctrica, e no início deste ano entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o lugar preferido dos raios em todo o planeta, com “a maior média mundial de relâmpagos por km2 por ano”.

No entanto, um novo estudo, apresentado por Rachel Ifanger Albrecht, investigadora da Universidade de São Paulo, permitiu agora identificar o local exacto no lago que atrai o maior número de relâmpagos.

Usando dados de satélite registados pelo Light Imaging Sensor a bordo do satélite da Missão de Medição de Chuvas Tropicais da NASA, Albrecht foi capaz de determinar a localização de descargas atmosféricas com maior precisão do que nunca.

Orbitando a Terra a uma altura de 402 quilómetros, o LIS é capaz de gravar imagens de alta resolução que são precisos dentro de 0,1 graus de latitude.

Analisando dados registados pelo LIS entre 1998 e 2013, Albrecht e sua equipa conseguiram determinar que o ponto em que o Lago de Maracaibo se encontra com o rio Catatumbo é o local mais propenso a relâmpagos no planeta.

As razões para este clima tempestuoso podem ser atribuídas em grande parte à composição topográfica da área.

Situado na Cordilheira dos Andes, ainda que próximo ao Mar do Caribe, o lago recebe tanto as quentes brisas do oceano como o ar frio da montanha, que colidem, produzindo tempestades.

Como resultado, o lago tende a registar uma quantidade impressionante de relâmpagos – nada menos que até 28 raios por minuto a atingir a água, quando as tempestades estão em fluxo total.

Características geográficas semelhantes existentes em outros locais do mundo receberam o crédito pela criação de muitos dos outros pontos de raios do mundo.

Entre eles está a aldeia da montanha de Kifuka, na República Democrática do Congo, que regista 232 relâmpagos por km2 por ano.

Estes números colocam a vila em segundo lugar, atrás do Lago de Maracaibo, que é atingido por 250 raios por km2 por ano.


Em: http://zap.aeiou.pt/descoberto-o-local-exacto-da-terra-em-que-caem-mais-raios-95190

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di