Avançar para o conteúdo principal

Portugal é a Venezuela da Europa

Pimco acusa Portugal de ser a Venezuela da Europa

Em causa está a decisão de fazer regressar a dívida sénior do Novo Banco ao BES. Nas páginas do "Financial Times", o director-geral do grupo norte-americano também acusa as autoridades de Bruxelas.

Pimco acusa Portugal de ser a Venezuela da Europa
O director-geral da Pimco, Philippe Bodereau, escreveu um texto no diário britânico "Financial Times" acerca da decisão do reenvio para o BES da dívida sénior que se encontrava parqueada no Novo Banco desde a resolução – em que afirma que a medida é “populismo” em linha com as práticas e actuações de governos da América Latina.

“A nova administração portuguesa não é o primeiro governo a recorrer ao confisco de bens e a expedientes populistas. A Venezuela e a Argentina também pertencem a este clube. A diferença importante é que Portugal é membro da Zona Euro e os seus bancos significativos são regulados pelo Banco Central Europeu”, escreve.

Para o responsável da Pimco, a decisão “abre um precedente preocupante”, na medida em que a sua aceitação por parte das autoridades comunitárias configura uma situação em que “o confisco arbitrário e injusto de activos de investidores é uma solução aceitável para os desafios que se colocam aos bancos frágeis da periferia da Zona Euro”.

“Se o BCE não apoia a medida relativa ao Novo Banco então, como regulador bancário, tem tempo de agir. Caso o BCE apoie a decisão, ou não seja capaz ou não tenha vontade de agir, então, todos os investidores nos mercados europeus devem prestar atenção a este aviso”, recomenda Philippe Bodereau.

De acordo com dados da Bloomberg, a sociedade gestora de participações Pimco, com sede na Califórnia, EUA, perdeu 228,6 milhões de euros com o regresso ao BES de quase 2.000 milhões de dívida sénior que estava no Novo Banco.

Bodereau estende as suas críticas a toda a União Europeia, afirmando que “é uma enorme vergonha que cinco anos após a crise da dívida soberana e financeira, a Zona Euro ainda esteja a lidar com crises bancárias de uma forma inconsistente, injusta e amadora”.

O director-geral da Pimco já disse, em declarações ao Expresso, que vai contestar judicialmente a decisão do Banco de Portugal.


Em: http://economico.sapo.pt/noticias/pimco-acusa-portugal-de-ser-a-venezuela-da-europa_239477.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...