Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Guerra das emissões: União Europeia fecha “buraco” nas regras do protocolo WLTP

Não achavam estranho que as diferenças entre os valores NEDC e os WLTP fossem exageradamente altos? Oscilações entre 1 e 81 por cento não lhe faz levantar o sobrolho? Está lançada a “guerra” entre as autoridades e a indústria automóvel! A Comissão Europeia apertou o protocolo de realização dos testes de homologação WLTP porque, alegadamente, os construtores andaram a enganar o regulador este tempo todo. Como?! Pois é, ao que parece as marcas andavam a fazer os testes de homologação um bocadinho à “bruta” ou seja, desligavam os sistemas de limpeza dos gases, utilizavam os modos de condução mais agressivos e uma condução que tinha tudo menos ser económica. O quê?!! Então, andaram a fazer tudo para gastarem e poluírem mais?! Fazer os testes WLTP com os sistemas anti-poluição desligados, com o motor no modo Sport e a condução mais desligada possível deu direito a discrepâncias entre o NEDC e o WLTP até 81%. Ora ai está… não há quem pare a imaginação dos seres humanos! Os construto

Tem um carro elétrico? Postos normais de carregamento passam hoje a ser pagos

Tem um carro elétrico? As empresas que operam os postos de carregamento já podem cobrar pela energia em todos os postos. A cobrança ainda é facultativa nesta fase transitória, ficando a decisão de cobrar, ou não, a cargo dos operadores. “No dia 1 de abril de 2019 inicia-se uma nova fase da mobilidade elétrica, na qual os operadores de postos de carregamento, com postos instalados em espaços privados, poderão começar a cobrar pelos carregamentos de veículos elétricos”, recordou a Mobi.e, que opera a rede nacional, em comunicado. Segundo a empresa, os operadores vão indicar em cada posto a taxa a pagar pelos utilizadores que lá pretendam carregar os seus automóveis, caso os postos se encontrem a pagamento. Mais informação também pode ser consultada no site e na aplicação da Mobi.e, garante a empresa. “Para utilizarem os postos que se encontrarem a pagamento, os utilizadores deverão ter um cartão de acesso à rede de mobilidade elétrica emitido por um dos comercializadores”, assinala

Câmara de Lisboa admite reduzir velocidade na Segunda Circular e reforçar restrição de carros no centro

A redução do limite de velocidade contribuirá para um melhor escoamento do trânsito nesta artéria da cidade. Município pondera limitar circulação de veículos poluentes no centro da cidade. Foto: DANIEL ROCHA O vereador da Segurança e Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, admite reduzir o limite de velocidade em toda a Segunda Circular, em especial no troço entre o nó da Buraca e o Fonte Nova, na zona de Benfica. PUB Em entrevista à agência Lusa, o responsável pela pasta da Mobilidade na capital explicou que “o troço que fica entre o nó da Buraca e a zona do Fonte Nova” é onde há mais acidentes, pelo que a autarquia está a considerar baixar o limite de velocidade para 50 quilómetros/hora (km/h). Miguel Gaspar (PS) avançou também que não exclui “a hipótese de avaliar uma redução maior em toda a Segunda Circular, como, aliás, foi feito no Eixo Norte-Sul” pela Infra-estruturas de Portugal. PUB “Embora as pessoas possam achar que isto até as prejudica, não,

Huawei P30 Pro com zoom 50x quer revolucionar fotografia (e vídeo)

Quatro câmaras, gravação de vídeo com duas câmaras em simultâneo e zoom digital até 50x. Huawei lançou, em Paris, o P30 Pro. A cidade das luzes voltou a ser o palco, na primavera, de mais um evento da Huawei. Depois do ano passado ter sido lançado aqui, em Paris, o P20 Pro, com três câmaras (uma delas grande angular, ao estilo câmaras de ação) e muita inteligência artificial associada às câmaras, agora é o P30 Pro com soluções fotográficas inéditas. Richard Yu, o CEO da empresa chinesa, garante que a marca consegue, cada vez mais, trazer “tecnologia de câmaras profissionais para os smartphones”. “Vamos reescrever as regras da fotografia, além da visão humana, é um novo capítulo da fotografia em aparelhos móveis”, diz Yu. Numa altura em que a rivalidade nos smartphones anda ao rubro e poucas semanas depois da Samsung lançar o seu S10 (que passa a ser toda uma gama completa de modelos, à semelhança da estratégia que a Huawei tem seguido com as suas gamas), a Huawei apresentou argum

Universidade de Aveiro instala detector de radioactividade em Almaraz

A Universidade de Aveiro (UA) tornou possível medir em tempo real os níveis de radioactividade da água dos rios utilizada pelos sistemas de refrigeração das centrais nucleares. É o caso da central espanhola de Almaraz, que utiliza a água do Tejo https://www.pcguia.pt/2019/03/universidade-aveiro-detector-radioactividade/

França copia ficheiros de Rui Pinto por temer que Portugal destrua provas

As autoridades francesas conseguiram guardar 26 terabytes de documentos que Rui Pinto tinha no seu computador, antes de o alegado hacker ter sido extraditado para Portugal. Uma missão orquestrada com as autoridades húngaras com o objetivo de evitar que a informação fosse destruída por Portugal, assegura a "Der Spiegel". A quantidade de material é cerca de oito vezes superior à que Rui Pinto tinha divulgado anteriormente a meios de comunicação social. Graças a esta informação, Cristiano Ronaldo teve de pagar quase 20 milhões de euros por fraude fiscal. Uma equipa francesa especializada em crime económico foi, na semana passa, a Budapeste, na Hungria, para discutir uma das fugas de informação mais importantes da história, o "Football Leaks". A operação decorria há vários meses e teve que ser apressada, explica a revista alemã, depois de Rui Pinto ter sido detido em janeiro. As autoridades francesas já tinham revelado que o português estava a colaborar com o &qu

Triângulo de sinalização dos carros já tem os dias contados em Espanha

Chama-se Help Flash e é dispositivo de emergência projetado para substituir os triângulos que os condutores são obrigados a colocar na estrada. O novo dispositivo de emergência vai substituir os triângulos refletores que os condutores são obrigados a colocar quando são protagonistas num acidente e mais não é do que um objeto redondo que emite luz. Após o acidente ou a paragem por motivos mecânicos o dispositivo de menos de 100 gramas e arredondado é colocado no tecto do veículo mesmo antes do condutor sair do veículo – em autoestradas e noutro tipo de vias a saída do automóvel ou mota pode ser problemática. O dispositivo ganha, agora, maior protagonismo já que Direção Geral de Trânsito (DGT) de Espanha anunciou que, a partir de janeiro de 2024, vai implementar um projeto de lei que regulamenta a forma como os serviços de socorro funcionam nas estradas públicas. Nessa nova lei, os veículos parados vão ter de ter dispositivos luminosos para substituir os triângulos atuais. Comen

Portugal alarga limites físicos do grafeno

INL - Inovação “Made in Portugal”. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos e de Materiais para a Energia, e de Ciências da Vida do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, conseguiu aumentar a sensibilidade de bio-transístores de efeito de campo de grafeno de um factor de 1000, em comparação com os últimos trabalhos científicos realizados nesta área, segundo os quais se considerava que o grafeno tinha atingido o seu limite físico em termos de sensibilidade. Nesta nova investigação, os cientistas do INL recorreram a uma única camada bidimensional de grafeno, com a espessura de um átomo de carbono, que actuou como um biossensor. Para esse objectivo, imobilizaram sobre o canal de grafeno sondas de ADN totalmente complementares à sequência de ADN alvo, neste caso, um oligonucleótido de 25-mer (bases), específico de uma casta de Vinho do Porto. Os testes foram feitos com as menores concentrações possíveis de ADN-alvo. Uma vez estabel

Quis comprar 180.000 carros, mas levou “nega”

A Chevrolet decidiu encerrar uma fábrica no Ohio, EUA, onde era produzido o Cruze, arrastando para o desemprego 1.500 funcionários. Sabe-se agora que esses postos de trabalho poderiam ter sido salvos. Para concorrer com a Uber e Lyft, um empresário propôs-se comprar entre 150 mil e 180 mil Cruze, o que manteria as portas da fábrica de Lordstown abertas por mais cinco anos Tal como a Ford está a encetar uma agressiva política de cortes e despedimentos nos EUA, também a Chevrolet, que pertence ao grupo General Motors, se vê na necessidade de proceder a ajustes na produção. Alegadamente, foi esse o motivo que terá levado o construtor americano a encerrar, no passado dia 6 de Março, uma fábrica onde laboravam 1.500 trabalhadores. Da unidade fabril em causa, localizada em Lordstown, no estado norte-americano do Ohio, saía o Cruze, modelo que também é produzido no México (hatchback). Segundo a Chevrolet, não faria sentido manter em produção um modelo cujas vendas têm entrado em acent

Veículos elétricos com carregamentos sem fios mudarão a realidade automóvel

Há uma necessidade urgente em melhorar a capacidade das baterias, a velocidade dos carregadores e a eficiência dos veículos elétricos. Contudo, mais que isso, a indústria tem de promover tecnologias que mudem para sempre a mobilidade automóvel. Desta forma, o desenvolvimento da tecnologia de carregamentos sem fios será capaz de mudar a forma como vemos atualmente a mobilidade elétrica. A Qualcomm parece ter já a solução pronta: Carregar os veículos elétricos sem fios mudará para sempre Carregadores sem fios para carros elétricos Há alguns anos que existem projetos e estudos sobre carregadores sem fios para veículos elétricos. Isto porque a tecnologia de carregamentos sem fios promete mudar, para sempre, a mobilidade elétrica. Aspetos como autonomia e tempos de carregamento são os principais obstáculos à captação de mais utilizadores. Contudo, além destes dois entraves referidos, o preço dos veículos elétricos é a terceira barreira. No entanto, como temos estado a assistir, o

Cavaco Silva responde a Marcelo: “Não há comparação possível em relação ao governo que dei posse em 2015”

Ex-Presidente e antigo primeiro ministro, Cavaco Silva respondeu a Marcelo Rebelo de Sousa sobre ter dado posse a um executivo com relações familiares e disse ter verificado os executivos que liderou. O ex-Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e antigo primeiro ministro, respondeu esta quarta-feira ao atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre as relações familiares no governo liderado por António Costa. Cavaco Silva diz que “não há comparação possível em relação ao governo que dei posse em 2015”. Marcelo Rebelo de Sousa disse esta terça-feira que se limitou a aceitar a designação feita por Cavaco Silva “que foi a de nomear quatro membros do Governo com relações familiares, todos com assento no Conselho de Ministros”, acrescentando que partiu do princípio “de que o Presidente Cavaco Silva, ao nomear aqueles governantes, tinha ponderado a qualidade das carreiras e o mérito para o exercício das funções”. Esta quarta-feira, Cavaco Silva falou à RTP na Universida

António Costa no caminho de José Sócrates

O chico-esperto que legitima o chico-espertismo FOTO ANA BAIÃO Tenho pensado na seguinte hipótese: e se Costa for igual ou pior do que Sócrates do ponto de vista do exemplo moral? Ou seja, e se Costa for moralmente corrosivo para o país numa dimensão parecida ou superior à de Sócrates? É que não precisamos de cair nas malhas da Justiça para sermos um exemplo de amoralidade. Repare-se só nesta epidemia de endogamia política. Aqui está o governo da República a legitimar um dos piores vícios da elite portuguesa, a sua pequenez endogâmica, os círculos fechados e bafientos que fazem lembrar as casas nobres da Guerra dos Tronos. Estes sucessivos casos de nepotismo são a cara de António Costa e de mais ninguém, porque mais ninguém teve o descaramento de entregar a gestão da TAP renacionalizada a um amigo e de trazer outro amigo para a pasta da economia Porque é que Costa não diz nada contra este triste espetáculo que é ver ministros a nomear namoradas, filhos e mulheres de secretário

Eléctricos versus gasolina. O preço não ajuda (mesmo nada)

É clara a viragem dos construtores automóveis para a mobilidade eléctrica. Porém, o problema está do lado dos consumidores: os eléctricos mais baratos são até 51% mais caros que os rivais a gasolina. De acordo com a Jato Dynamics, embora haja uma crescente procura de automóveis mais amigos do ambiente, as vendas de veículos eléctricos alimentados a bateria (BEV) destacam-se pela negativa, no que ao cliente diz respeito. Isto porque comparando valores de comercialização, os modelos mais populares, entre os que se movem exclusivamente a electricidade, são até 51% mais caros do que os seus rivais equipados com motor a combustão interna (ICE, na sigla em inglês). “Na Europa, um Renault Zoe é 51% mais caro que alguns dos seus principais rivais propulsionados por um motor convencional”, aponta a Jato, realçando que o preço mais elevado constitui “um óbvio obstáculo à procura”. Mas se essa é a realidade entre os utilitários do segmento B, no patamar acima continua a existir um fosso que s

Família Peugeot está disponível para a fusão com a Fiat Chrysler Automobiles

O sucesso alcançado com a compra, desenhada por Carlos Tavares, da Opel, levou a família Peugeot, um dos maiores acionistas do PSA Group, a anunciar estar pronta para a aquisição ou a fusão com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA). O grupo francês é composto por quatro marcas, a saber, Citroen, DS, Peugeot e Opel, mas Carlos Tavares, CEO do PSA Group não está satisfeito e deixou claro que está interessado em fazer mais aquisições. O sucesso da compra da Opel, a absoluta inversão dos resultados do PSA Group e da Opel num curto espaço de tempo e a determinação do seu CEO no sentido de criar um gigante que afronte o grupo Volkswagen, levou a família Peugeot, um dos maiores acionistas da PSA, a declarar-se pronta para dar luz verde a Carlos Tavares. Sergio Marchionne, até á sua morte, tentou “vender” a sua dama, um grupo italo-americano que compreende marcas como a Alfa Romeo, Fiat, Maserati e Jeep. Não conseguiu, mas parece que Mike Manley, o seu delfim, poderá realizar a fusão com a

Fake news. Portugal no top 10 da UE com mais contas bloqueadas pela Google

Na União Europeia foram suspensas mais de 48 mil contas. Reino Unido é o país mais afetado pela guerra às fake news. A Google abriu guerra à desinformação e só em janeiro bloqueou a publicidade a 244 contas de utilizadores baseados em Portugal, por violarem as regras de informação falsa definidas pela tecnológica. Ainda que nem todos os bloqueios digam respeito ao combate direto do fenómeno das fake news, como a própria empresa salienta, estes números dão uma visão da dimensão que o fenómeno pode já ter. https://www.dinheirovivo.pt/lifestyle/fake-news-portugal-no-top-10-da-ue-com-mais-contas-bloqueadas-pela-google/

Nova associação quer agarrar “nova geração de motoristas de táxi”

APMobi deverá contar com 1500 membros já nas próximas semanas e pretender salvar indústria responsável por cerca de 30 000 postos de trabalho. É numa “corrida contra o tempo” para salvar milhares de empregos que nasce esta terça-feira a APMobi – Associação Portuguesa para a Mobilidade. É a terceira associação portuguesa que representa os taxistas e que quer agarrar “numa nova geração de motoristas”, que não se identificam com as opções tomadas pela Antral e pela Federação Portuguesa do Táxi. A plataforma Mytaxi é uma das principais promotoras desta associação. A flexibilização das fronteiras geográficas, a simplificação e flexibilização das tarifas, a regularização das licenças de táxi e a facilitação do transporte para passageiros provenientes dos portos e aeroportos são as quatro principais bandeiras da APMobi. https://www.dinheirovivo.pt/empresas/nova-associacao-quer-agarrar-nova-geracao-de-motoristas-de-taxi/

Queda de meteoro na Terra liberta dez vezes mais energia do que a bomba de Hiroxima (mas quase ninguém reparou)

O meteoro entrou na atmosfera terrestre a 18 de Dezembro do último ano, mas a explosão só agora foi divulgada pela NASA. Foi a maior dos últimos 30 anos. A explosão de um meteoro aquando da sua entrada na atmosfera terrestre libertou dez vezes mais energia do que a bomba atómica lançada no final da II Guerra Mundial sobre Hiroxima, no Japão. Ainda assim, o episódio quase passou despercebido. A explosão deu-se a 18 de Dezembro do último ano, mas só agora foi divulgada pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). A explosão do meteoro, que se transformou numa bola de fogo que caiu no mar de Bering, no extremo norte do oceano Pacífico, foi detectada pelos satélites militares dos Estados Unidos e divulgada pela sua Força Aérea, que alertou a agência espacial. De acordo com a NASA, esta foi a segunda maior bola de fogo registada nas últimas três décadas. Trata-se da maior explosão registada na atmosfera terrestre desde que uma bola de fogo atravessou o céu sobre Cheliab

"Estão cá em Portugal três ou quatro russos para matar o Rui Pinto"

Vítor Catão, diretor do São Pedro da Cova, afirmou esta segunda-feira que estão em Portugal vários cidadãos russos para matar Rui Pinto Em declarações à CMTV, Catão foi ao encontro às alegações do hacker português, que não queria ser extraditado da Hungria para Portugal por não estar em segurança no país. “No nosso país mandam três advogados, em Lisboa, e não o Primeiro-Ministro. Estão cá em Portugal três ou quatro russos para matar o Rui Pinto. E não é por causa do FC Porto, do Benfica ou Sporting. Isto é porque ele entrou no site desses advogados e descobriu duas coisas que, se vêm à baila, Portugal morre”, disse. Mas as revelações de Vítor Catão não ficaram por aqui. No mesmo canal, o diretor afirmou ainda que o Benfica, por intermédio de Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para que colocasse um GPS no carro de Pinto da Costa, para “dar uma coça” em Francisco J. Marques e para corromper tanto árbitros, como jogadores para o clube ganhar. “Fui ao escritório novo do