Avançar para o conteúdo principal

China lança ambicioso projeto para criar modelo digital do ser humano

 


O megaprojeto científico promete desvendar os segredos da vida, das doenças e do envelhecimento para proporcionar diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.

Cientistas chineses lançaram um ambicioso projeto de "linhagem celular humana" na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China. O objetivo é decifrar o código do desenvolvimento humano, das doenças e do processo de envelhecimento, através da criação de um modelo digital do corpo humano para testes de medicamentos e tratamentos personalizados.

Este projeto, denominado Human Cell Lineage Atlas Facility, é liderado pelo Instituto de Biomedicina e Saúde de Guangzhou e pela Academia Chinesa de Ciências. Tem como objetivo fazer uma mapa de toda a evolução espaço-temporal das células, desenvolver um modelo de inteligência artificial (IA) para células digitais e criar um ser humano fisiológico digital.

O que é a linhagem celular?

A célula é a unidade fundamental da vida e o corpo humano é constituído por aproximadamente 40 biliões. Todas elas derivam de um único óvulo fertilizado, passando por processos como proliferação, diferenciação e envelhecimento ao longo da vida. A trajetória completa da evolução celular é designada por linhagem celular.

“Para digitalizar um corpo humano, temos de examinar todas as células, digitalizar cada uma delas e caracterizá-las para enfrentar sistematicamente o desafio científico de digitalizar a vida”, explico Sun Fei, diretor do projeto, à televisão chinesa CCTV.

Como será feita a digitalização da vida?

A instalação integra tecnologias de ponta para criar um modelo de IA de células digitais, que pode ser comparado à construção de uma árvore genealógica da vida celular. Assim, os cientistas poderão traçar claramente o percurso de cada célula, desde a sua origem até ao estado atual.

“O foco principal do projeto de linhagens celulares é estudar as transformações das células ao longo dos processos de nascimento, envelhecimento, doença e morte. Podemos pensar nas células como átomos no mundo material. Se compreendermos as mudanças nos átomos, saberemos como funciona o mundo material. Da mesma forma, se compreendermos as mudanças nas células, saberemos como funciona a vida”, afirma Chen Jiekai, vice-diretor do projeto.

O impacto no desenvolvimento de novos medicamentos

Os dados de linhagem celular recolhidos permitirão criar humanos fisiológicos digitais, um conceito semelhante ao de um gémeo digital do paciente. Isto facilitará a realização de testes de medicamentos e tratamentos de forma mais precisa e personalizada.

Atualmente, o desenvolvimento de medicamentos inovadores enfrenta três desafios principais: prazos prolongados, custos elevados e baixas taxas de sucesso clínico. A criação de um novo fármaco demora, em média, 10 anos e custa cerca de 2,6 mil milhões de dólares, sendo que a taxa de sucesso clínico é inferior a 10%.

Um dos problemas reside no uso de modelos animais, que não conseguem replicar com precisão as respostas fisiológicas humanas. A nova tecnologia permitirá construir um modelo humano fisiológico digital de alta precisão, simulando os efeitos dos tratamentos antes de serem administrados aos pacientes.

Doença e medicina digitais

Com esta abordagem, será possível simular doenças num humano fisiológico digital, conceito designado por doença digital, e testar terapias num ambiente virtual antes de aplicá-las na realidade.

“Podemos adoecer o ser humano fisiológico digital e administrar-lhe medicamentos digitais. Isso significa que a descoberta de novos alvos terapêuticos e a análise farmacológica podem ser conduzidas num ambiente digital, acelerando significativamente o processo de desenvolvimento biomédico”, conclui Sun Fei.

Este projeto promete revolucionar a medicina, proporcionando diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, ao mesmo tempo que reduz os riscos e custos associados ao desenvolvimento de novos medicamentos.


China lança ambicioso projeto para criar modelo digital do ser humano - SIC Notícias


Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook