Avançar para o conteúdo principal

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia



 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições

A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente.


Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete.


Até agora, os militares norte-coreanos só tinham sido avistados na região russa de Kursk, junto à fronteira com a Ucrânia, onde Moscovo lançou uma contraofensiva em agosto de 2024. No entanto, com os avanços recentes da Rússia naquela zona, fontes da ZDF afirmam que Pyongyang poderá agora deslocar tropas para a Crimeia, de onde terão alcance para atingir posições estratégicas ucranianas no sul - nomeadamente nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia.


Analistas militares ocidentais alertam para a ameaça real que os Koksan representam se forem posicionados em Zaporizhzhia, parcialmente controlada pela Rússia. O seu poder de fogo poderá mudar o equilíbrio no sul do país, dificultando ainda mais a resistência ucraniana.


Segundo a ZDF, a Coreia do Norte terá já fornecido à Rússia até 200 destas peças de artilharia - cinco das quais foram destruídas por drones ucranianos durante a campanha em Kursk. Além disso, Pyongyang enviou um contingente militar significativo: cerca de 11 mil soldados norte-coreanos foram confirmados no terreno em finais de 2024. Estima-se que quatro mil tenham sido mortos ou feridos, mas, em 2025, a Coreia do Norte reforçou a presença com mais três mil militares.


No entanto, o apoio de Kim Jong-Un a Vladimir Putin vai muito além da força humana. Pyongyang está a abastecer Moscovo com um arsenal vasto que inclui mísseis balísticos de curto alcance, sistemas de artilharia autopropulsada e mais de 200 lançadores múltiplos de rockets.


Esta aliança militar intensificada ganhou novo fôlego após a visita de Putin a Pyongyang no verão de 2024. Nessa altura, os dois líderes assinaram um acordo de parceria estratégica que prevê apoio mútuo em caso de ataque a qualquer dos países. Mais recentemente, no passado mês de março, o chefe do Conselho de Segurança russo, Sergei Shoigu, esteve na capital norte-coreana, onde Kim Jong-un reafirmou o seu “apoio total” ao lado russo do conflito na Ucrânia. 


A comunidade internacional assiste com crescente preocupação a esta aproximação. Os especialistas alertam que este eixo Moscovo-Pyongyang ameaça não só prolongar a guerra, como comprometer os esforços de sanções internacionais que visam travar as ambições militares de ambos.


Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia - CNN Portugal


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Algemado, posto num avião e acusado de beber álcool. Senador Democrata que se encontrou com homem deportado por engano contou a sua história.

Chris Van Hollen, senador do Maryland, encontra-se com Kilmar Abrego Garcia em El Salvador. 17 de abril de 2025  Van Hollen viu a sua entrada na prisão bloqueada, mas conseguiu reunir-se com Kilmar. Presidente de El Salvador acusou ambos de beberem margaritas durante o encontro, mas senador nega. O senador Chris Van Hollen reuniu-se com Kilmar Abrego Garcia, o homem salvadorenho que foi deportado dos Estados Unidos e preso na CECOT, uma das piores prisões do mundo, por causa de um “erro administrativo” do executivo norte-americano. O encontro desta quinta-feira foi a primeira vez que alguém conseguiu estabelecer contacto com Kilmar desde que foi deportado, há mais de um mês. “Liguei à sua mulher, Jennifer, para transmitir a sua mensagem de amor”, escreveu Van Hollen numa publicação nas redes sociais, em que partilhou uma imagem, tirada num hotel da capital de El Salvador, à conversa com Kilmar. A última imagem que Jennifer tinha do marido era a da sua chegada a CECOT, algemado, de ...

Revelados novos detalhes sobre causa da morte de Nuno Guerreiro

 O vocalista do grupo musical 'Ala dos Namorados' perdeu a vida na passada quinta-feira, 17 de abril. Nuno Guerreiro Tal como noticiado anteriormente, Nuno Guerreiro perdeu a vida aos 52 anos nesta quinta-feira, 17 de abril. A causa da morte do vocalista do grupo Ala dos Namorados terá sido uma infeção generalizada, mas, agora, surgiram novas informações reveladas por Manuel Moura dos Santos. "Falei com o Nuno na segunda-feira (14), ele disse-me que não se estava a sentir bem, que estava com uma indisposição, mas que tinha marcada uma consulta em Lisboa para quarta-feira (16). Na quarta, o estado dele agravou-se e foi internado de urgência no hospital de São Francisco de Xavier", contou o manager ao site Flash!. E eis que revelou mais detalhes. "Infelizmente, o Nuno sofreu uma septicemia, uma infeção generalizada, e acabou por falecer, de forma inesperada, na quinta-feira pela hora de almoço", acrescentou. De acordo com Manuel Moura dos Santos, o corpo do vo...