Avançar para o conteúdo principal

Parque Jurássico torna-se real: Lobo de "A Guerra dos Tronos" volta após 12.500 anos



Dente com 13 mil anos e crânio com 72 mil permitiram recriar a espécie de lobo de "A Guerra dos Tronos" que volta a viver 12.500 anos depois de ser extinto, ou seja, agora foi "desextinto".


O lobo-terrível, considerado a inspiração do lobo que simboliza a Casa Stark em "A Guerra dos Tronos" e que esteve extinto durante mais de 12.500 anos, foi trazido de volta à vida, tornando-se o primeiro animal desextinto da história.


A empresa Colossal Biosciences anunciou na segunda-feira que deu vida com sucesso a Rómulo e Remo, duas crias de seis meses criadas através de modificações genéticas derivadas de ADN encontrado em fósseis que datam de há 11.500 a 72.000 anos.


A organização, que classificou o processo como a primeira "desextinção" bem-sucedida, explicou, em comunicado, que editou 20 genes de lobo cinzento com este ADN - de um dente com 13 mil anos e de um crânio com 72 mil anos - para dar às crias algumas das principais características dos lobos-terríveis.


Criaram então embriões a partir de células modificadas de lobo cinzento e implantaram-nos em cadelas, que deram à luz os animais.


A Colossal criou também uma cria fêmea deste animal, a quem deu o nome de Khaleesi, nome da protagonista de 'A Guerra dos Tronos'.


Há um mês, esta empresa anunciou a criação, através de edição genética, de um rato com o mesmo pelo dos mamutes, cujos últimos indivíduos desapareceram de uma ilha a norte da Sibéria há cerca de 4.000 anos.


Na série da HBO, o lobo gigante é uma criatura lendária de grande tamanho e força que é também o emblema da Casa Stark, à qual Jon Snow pertence.


O criador dos romances que inspiraram a série, George R.R. Martin, consultor cultural da Colossal, afirmou que, embora muitas pessoas vejam estes lobos como criaturas mitológicas que existem apenas num mundo de fantasia, "têm uma história rica de contribuição para o ecossistema americano".


Para além de 'Game of Thrones', lobos-terríveis apareceram em RPG [Role-playing game ou jogo de interpretação de papéis, em português] como 'Dungeons & Dragons' e videojogos como 'World of Warcraft'.


Numa publicação na rede social X, a empresa anexou um vídeo dos cachorros Romulus e Remus a uivar.


Rómulo, Remo e Khaleesi estão a ser cuidados numa reserva ecológica certificada pela American Humane Society, que inclui áreas de interação e é monitorizada por câmaras ao vivo, equipa de segurança e drones para garantir o bem-estar das crias.


Os lobos-terríveis viveram no continente americano durante o Pleistoceno, entre há 3,5 e 2,5 milhões de anos, e foram extintos no final da última Era Glacial, há cerca de 13.000 anos.


De acordo com a Colossal, estes animais eram até 25% maiores do que os lobos cinzentos e tinham pelos grossos e claros — que recriaram nestes animais — e mandíbulas mais fortes.


Desextinto: animal de "A Guerra dos Tronos" volta a viver 12.500 anos depois - TVI Notícias


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...