Avançar para o conteúdo principal

Xpeng revela “primeiro carro voador modular do mundo” (com autonomia de mil quilómetros)



 A era dos carros voadores chegou. Já não é só nos filmes de ficção científica que podemos ter contacto com esta realidade. Na CES 2025, a feira internacional de tecnologia realizada em Las Vegas, a Xpeng Aeroht – divisão de veículos voadores da Xpeng Motors – apresentou o Land Aircraft Carrier, um veículo modular concebido para viagens terrestres e aéreas.


Este modelo inovador já acumula mais de três mil encomendas e pretende redefinir o futuro da mobilidade.


O Land Aircraft Carrier combina dois módulos complementares: um veículo terrestre que funciona como base e um módulo aéreo que descola de forma autónoma. Durante as deslocações, o módulo voador permanece integrado no carro. Quando necessário, separa-se para realizar voos curtos, permitindo uma mobilidade integrada entre terra e ar.


Tan Wang, cofundador da Xpeng, sublinhou o impacto do projeto: “Desde a nossa estreia no CES 2024, temos concretizado o sonho dos carros voadores. O Land Aircraft Carrier demonstra a nossa capacidade de transformar visão em ação. Com mais de três mil encomendas, estamos na vanguarda da revolução da mobilidade avançada.”


Três fases para a mobilidade integrada

A Xpeng delineou uma estratégia em três etapas para tornar a mobilidade aérea uma realidade global:


Tornar o voo pessoal acessível, simplificando processos e melhorando a experiência do utilizador.

Desenvolver cenários reais de transporte aéreo, em colaboração com autoridades reguladoras para criar uma rede integrada de mobilidade urbana.

Criar um sistema de transporte urbano integrado terra-ar, assegurando deslocações porta a porta sem interrupções.

O Land Aircraft Carrier foi projetado para oferecer uma autonomia de mil quilómetros no ciclo chinês CLTC, recorrendo a uma plataforma de energia de carboneto de silício de 800 volts. A tecnologia foi pensada para viagens de longa distância e para operar em condições adversas, com mais de 200 unidades já testadas pela Xpeng.


Para garantir a produção em larga escala, a Xpeng Aeroht obteve um financiamento de 150 milhões de dólares e iniciou a construção de uma fábrica em Guangzhou, na China. A unidade, com 180 mil metros quadrados, terá capacidade para produzir até 10 mil módulos aéreos por ano.


O módulo terrestre mede 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e altura, sendo conduzido como um veículo ligeiro convencional. Equipado com seis rodas, promete versatilidade nas deslocações urbanas e rodoviárias. Já o módulo aéreo inclui um cockpit panorâmico para dois passageiros, hélices dobráveis e um sistema de descolagem e aterragem verticais que garante segurança e simplicidade operacional.


Entrada em Portugal

A Xpeng já marcou presença em Portugal, tendo entrado no mercado em 2024 através da Salvador Caetano Auto. Atualmente, comercializa modelos como os SUVs elétricos G6 e G9 e a berlina desportiva P7, destacando-se pela aposta na mobilidade elétrica – e agora, na mobilidade aérea.


Com o Land Aircraft Carrier, a Xpeng não só reforça a sua posição como líder em inovação, mas também projeta uma visão ousada para o futuro dos transportes, onde a fronteira entre estrada e céu parece cada vez mais ténue.


Xpeng revela “primeiro carro voador modular do mundo” (com autonomia de mil quilómetros) – Marketeer


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Algemado, posto num avião e acusado de beber álcool. Senador Democrata que se encontrou com homem deportado por engano contou a sua história.

Chris Van Hollen, senador do Maryland, encontra-se com Kilmar Abrego Garcia em El Salvador. 17 de abril de 2025  Van Hollen viu a sua entrada na prisão bloqueada, mas conseguiu reunir-se com Kilmar. Presidente de El Salvador acusou ambos de beberem margaritas durante o encontro, mas senador nega. O senador Chris Van Hollen reuniu-se com Kilmar Abrego Garcia, o homem salvadorenho que foi deportado dos Estados Unidos e preso na CECOT, uma das piores prisões do mundo, por causa de um “erro administrativo” do executivo norte-americano. O encontro desta quinta-feira foi a primeira vez que alguém conseguiu estabelecer contacto com Kilmar desde que foi deportado, há mais de um mês. “Liguei à sua mulher, Jennifer, para transmitir a sua mensagem de amor”, escreveu Van Hollen numa publicação nas redes sociais, em que partilhou uma imagem, tirada num hotel da capital de El Salvador, à conversa com Kilmar. A última imagem que Jennifer tinha do marido era a da sua chegada a CECOT, algemado, de ...

Revelados novos detalhes sobre causa da morte de Nuno Guerreiro

 O vocalista do grupo musical 'Ala dos Namorados' perdeu a vida na passada quinta-feira, 17 de abril. Nuno Guerreiro Tal como noticiado anteriormente, Nuno Guerreiro perdeu a vida aos 52 anos nesta quinta-feira, 17 de abril. A causa da morte do vocalista do grupo Ala dos Namorados terá sido uma infeção generalizada, mas, agora, surgiram novas informações reveladas por Manuel Moura dos Santos. "Falei com o Nuno na segunda-feira (14), ele disse-me que não se estava a sentir bem, que estava com uma indisposição, mas que tinha marcada uma consulta em Lisboa para quarta-feira (16). Na quarta, o estado dele agravou-se e foi internado de urgência no hospital de São Francisco de Xavier", contou o manager ao site Flash!. E eis que revelou mais detalhes. "Infelizmente, o Nuno sofreu uma septicemia, uma infeção generalizada, e acabou por falecer, de forma inesperada, na quinta-feira pela hora de almoço", acrescentou. De acordo com Manuel Moura dos Santos, o corpo do vo...