Avançar para o conteúdo principal

Já está disponível o LibreOffice 25.2



A nova versão do LibreOffice dá prioridade à privacidade e a interoperabilidade.


 A aguardada versão 25.2 do LibreOffice já está disponível para download, trazendo consigo uma série de novidades que prometem melhorar a experiência dos utilizadores. O conjunto de aplicações de produtividade gratuito e de código aberto para Windows, macOS e Linux chega com melhorias significativas na interface, acessibilidade e, principalmente, na forma como lida com a privacidade dos documentos.


Em tempos de crescente preocupação com a segurança de dados, o LibreOffice 25.2 destaca-se por oferecer aos utilizadores controlo total sobre as suas informações pessoais. Uma das novidades mais importantes é a capacidade de remover todas as informações pessoais associadas a um documento, como nomes dos autores, registos de data e hora, tempo de edição, nome da impressora, modelo de documento e comentários.


Além da questão da privacidade, o LibreOffice 25.2 também se destaca pela sua interoperabilidade. A nova versão é capaz de ler e escrever arquivos ODF na versão 1.4, o que garante uma melhor compatibilidade com outro software. Além disto, foram feitas diversas melhorias na interoperabilidade com documentos OOXML proprietários, o que facilita o trabalho com ficheiros criados em outros programas.


Outra novidade é a possibilidade de assinar automaticamente documentos depois de definir um certificado padrão. Esta funcionalidade pode ser útil para quem precisa garantir a autenticidade dos seus documentos.


O LibreOffice 25.2 também traz diversas melhorias ao nível das aplicações individuais. No Writer, por exemplo, foram melhoradas a gestão de alterações, a navegação em comentários e a definição de um nível de zoom padrão para abertura de documentos. No Calc, destaca-se a adição de uma caixa de diálogo para tratamento de registos duplicados e melhorias na pesquisa e usabilidade do Assistente de Funções. Já no Impress e Draw, foram feitos diversos melhoramentos nos modelos, centralização de objectos e repetição automática de slides.


A interface de utilização também recebeu atenção especial, com melhoramentos na lista de ficheiros abertos recentemente, personalização de cores e actualização de itens predefinidos para as listas não ordenadas. A acessibilidade também foi contemplada, com melhorias nos níveis de avisos e de erros na barra lateral de acessibilidade e identificadores para elementos da interface.


Com tantas novidades e melhorias, o LibreOffice 25.2 é uma opção válida para quem procura um conjunto de aplicações de produtividade completo, gratuita e que respeita a privacidade do utilizador.


A nova versão já está disponível para download no site oficial do LibreOffice.


Por Pedro Tróia em:

Já está disponível o LibreOffice 25.2


Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...