Avançar para o conteúdo principal

Já está disponível o LibreOffice 25.2



A nova versão do LibreOffice dá prioridade à privacidade e a interoperabilidade.


 A aguardada versão 25.2 do LibreOffice já está disponível para download, trazendo consigo uma série de novidades que prometem melhorar a experiência dos utilizadores. O conjunto de aplicações de produtividade gratuito e de código aberto para Windows, macOS e Linux chega com melhorias significativas na interface, acessibilidade e, principalmente, na forma como lida com a privacidade dos documentos.


Em tempos de crescente preocupação com a segurança de dados, o LibreOffice 25.2 destaca-se por oferecer aos utilizadores controlo total sobre as suas informações pessoais. Uma das novidades mais importantes é a capacidade de remover todas as informações pessoais associadas a um documento, como nomes dos autores, registos de data e hora, tempo de edição, nome da impressora, modelo de documento e comentários.


Além da questão da privacidade, o LibreOffice 25.2 também se destaca pela sua interoperabilidade. A nova versão é capaz de ler e escrever arquivos ODF na versão 1.4, o que garante uma melhor compatibilidade com outro software. Além disto, foram feitas diversas melhorias na interoperabilidade com documentos OOXML proprietários, o que facilita o trabalho com ficheiros criados em outros programas.


Outra novidade é a possibilidade de assinar automaticamente documentos depois de definir um certificado padrão. Esta funcionalidade pode ser útil para quem precisa garantir a autenticidade dos seus documentos.


O LibreOffice 25.2 também traz diversas melhorias ao nível das aplicações individuais. No Writer, por exemplo, foram melhoradas a gestão de alterações, a navegação em comentários e a definição de um nível de zoom padrão para abertura de documentos. No Calc, destaca-se a adição de uma caixa de diálogo para tratamento de registos duplicados e melhorias na pesquisa e usabilidade do Assistente de Funções. Já no Impress e Draw, foram feitos diversos melhoramentos nos modelos, centralização de objectos e repetição automática de slides.


A interface de utilização também recebeu atenção especial, com melhoramentos na lista de ficheiros abertos recentemente, personalização de cores e actualização de itens predefinidos para as listas não ordenadas. A acessibilidade também foi contemplada, com melhorias nos níveis de avisos e de erros na barra lateral de acessibilidade e identificadores para elementos da interface.


Com tantas novidades e melhorias, o LibreOffice 25.2 é uma opção válida para quem procura um conjunto de aplicações de produtividade completo, gratuita e que respeita a privacidade do utilizador.


A nova versão já está disponível para download no site oficial do LibreOffice.


Por Pedro Tróia em:

Já está disponível o LibreOffice 25.2


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)