Avançar para o conteúdo principal

Fim das chamadas de spam! Novidade do Google vai ajudar a denunciar e a bloquear


Tem sido cada vez mais normal os utilizadores dos smartphones receberem chamadas de spam ou de burlas. Esta verdadeira praga poderá ter os dias contados, com uma novidade que a Google está a preparar para a sua app Phone para o Android.

chamadas spam Phone Google Android

As chamadas de spam estão a tornar-se mais comuns e os utilizadores pouco podem fazer para evitá-las. A boa notícia, se possui um telefone Android, é que a Google tem a melhor proteção contra spam e fraudes neste ramo. As suas aplicações de mensagens e telefone conseguem detetar chamadas de números denunciados ou mensagens suspeitas e permitem-nos bloqueá-las instantaneamente para que não incomodem novamente.

Do que foi descoberto, a versão mais recente da aplicação Google Phone inclui referências a um novo sistema de denúncia de burlas telefónicas e de spam, que será ativado caso a aplicação detete que pode ser uma chamada suspeita. A futura atualização irá melhorar o sistema de bloqueio de chamadas, incluindo um questionário que para poder bloquear futuras chamadas maliciosas.

chamadas spam Phone Google Androidchamadas spam Phone Google Android

Por exemplo, uma das perguntas que a aplicação pode fazer é “O que é que o burlão queria?” e pode selecionar que queria o nome, que descarregasse uma aplicação, que teria de ser feito um pagamento ou que pediu a password.

Estas são perguntas que um burlão pode fazer e que nunca se deve responder por telefone, independentemente de quem diga ser. Uma tática normalmente usada pelos burlões é fazer-se passar por um funcionário do banco, que necessita de determinadas informações para proteger a segurança da conta. No entanto, importa lembrar que nenhum banco pedirá a palavra-chave, o PIN do cartão ou a instalação de uma aplicação no smartphone.

chamadas spam Phone Google Androidchamadas spam Phone Google Android

Na verdade, esta função da aplicação Google Phone também permitirá indicar quem era o burlão. Por exemplo, podem indicar que o burlão se fazia passar por polícia, funcionário público ou até mesmo amigo. Existe também a opção de clicar em “outra coisa” e escrever exatamente como foi a tentativa de burla.

Os dados obtidos desta forma podem ser utilizados pela Google app para bloquear futuras chamadas suspeitas, mesmo que sejam de outros números de telefone. Embora a app já permita bloquear números de telefone, com esta informação seria possível limitar ainda mais a atuação dos burlões. 


Fim das chamadas de spam! Google deixa denunciar e a bloquear


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Digi dá mais um passo decisivo para resolver a principal queixa dos utilizadores

Fonte:  MHD .  A Digi chegou a Portugal com preços nunca antes vistas, mas enfrentou várias críticas à cobertura. No entanto, em apenas seis meses já mostra melhorias significativas. Desde que aterrou oficialmente em Portugal, em novembro de 2024, a Digi tem dado muito que falar. A operadora romena chegou com um objetivo claro: agitar o mercado das telecomunicações com preços imbatíveis, nunca antes vistos. E este objetivo foi conseguido tanto nos pacotes de casa (Internet Fixa e Televisão) como no Móvel. A verdade é que a Digi continua a lidar com várias críticas, sendo que o apagão espoletou a ira de muitos clientes que se viram horas e horas sem serviço. No entanto, a principal prende-se com as falhas de cobertura, quer na rede móvel, quer na fibra. No entanto, em apenas seis meses, a operadora já deu sinais claros de evolução. Nos últimos tempos, a Digi arregaçou as mangas e está a fazer o trabalho de casa: instalar mais antenas 4G e 5G e acelerar a expansão da sua rede de...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...