Um novo motor de combustão movido a hidrogénio, criado pela Aquarius Engines, afirma ser uma alternativa ecológica e económica às baterias tradicionais dos veículos elétricos e às células de combustível de hidrogénio.
A Aquarius Engines alega que o seu motor não produz emissões, é mais barato de fabricar e manter e pesa apenas dez quilos. A empresa acredita que esta inovação pode mudar radicalmente o futuro da indústria automóvel.
O motor, chamado Aquarius Engine, baseia-se num modelo anterior desenvolvido pela empresa em 2014, que funcionava a gasolina. A versão a hidrogénio foi agora testada com sucesso pela AVL-Schrick, uma empresa austríaca de testes de motores. Os resultados indicam que o motor pode funcionar inteiramente a hidrogénio sem qualquer problema.
A principal inovação do motor Aquarius reside na sua conceção simples, explica o El Confidencial. Ao contrário dos motores de combustão tradicionais, que têm centenas de peças móveis, este novo motor tem apenas um componente móvel: um único pistão.
É um motor linear, o que significa que o pistão se move numa direção ao longo de um único eixo. À medida que o pistão se move para a frente e para trás, o hidrogénio é injetado alternadamente em cada lado do cilindro, criando uma explosão que alimenta o movimento.
Esta simplicidade traz grandes vantagens. O motor contém apenas 20 peças fixas, em comparação com as centenas de um motor de combustão interna convencional. Segundo a Aquarius, menos peças significam custos de fabrico mais baixos, maior eficiência e manutenção mais fácil.
Em termos de geração de energia, o motor da Aquarius funciona convertendo a energia do movimento do pistão em eletricidade. Em cada extremidade do percurso do pistão, este interage com bobinas magnéticas que geram eletricidade, que pode depois carregar as baterias de um veículo elétrico.
A sua maior vantagem é que não emite poluentes. Embora a sua versão a gasolina ainda esteja em desenvolvimento, a variante a hidrogénio tem o potencial de revolucionar a energia limpa para veículos. A combustão do hidrogénio gera apenas vapor de água.
A Aquarius Engines também afirma que o seu motor a hidrogénio é muito mais simples e barato de produzir do que as células de combustível de hidrogénio, que são atualmente utilizadas em alguns veículos, mas que têm custos de produção elevados e precisam de infraestruturas complexas.
Embora a empresa não tenha fornecido dados específicos sobre os custos, promete que a sua nova tecnologia irá baixar drasticamente o custo dos veículos elétricos, reduzindo o tamanho e o peso das baterias.
O motor terá uma potência de 16 kW, com uma versão futura a oferecer 80 kW. Com 16 kW, poderá aumentar significativamente a autonomia dos automóveis elétricos. A empresa acredita que esta inovação poderá reduzir o custo dos veículos elétricos.
Um novo motor pode tornar inúteis os carros elétricos (aeiou.pt)
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