Avançar para o conteúdo principal

Truques (mesmo eficazes) para poupar no combustível

Os portugueses gastaram cerca de 19 milhões por dia em combustíveis, no ano passado. Podemos não conseguir controlar os preços dos combustíveis, mas há truques que permitem poupar muitos euros.

A par da alimentação, os combustíveis fazem parte do bolo das despesas mensais que mais pesam na carteira. Quando não podemos deixar de utilizar o carro, resta-nos recorrer a outras estratégias que permitem poupar no consumo de combustível, além dos vales de desconto e dos descontos que os postos de abastecimento fazem em dias da semana específicos.

Em primeiro lugar, há aplicações para telemóvel gratuitas e intuitivas, que são ferramentas essenciais para ajudá-lo a escolher os postos de abastecimento mais baratos, próximos de si. Aqui ficam quatro serviços gratuitos. Verifique quais são compatíveis com o

Há ainda outros truques mais “técnicos” que prometem poupanças na hora de abastecer o veículo:

Abasteça o carro pela manhã. Os depósitos dos postos de combustível estão debaixo do solo, e quando a temperatura é mais baixa, a densidade é menor. Em palavras simples: cabe mais gasóleo ou gasolina, pelo mesmo preço.

Não pressione a pistola ao máximo. Quando aperta a pistola até ao fundo, esta deixa passar vapor, que ocupa espaço no depósito. Encha-o lentamente.

Não deixe que o depósito fique a menos de metade. O objectivo é que nunca haja muito ar dentro do depósito, para evitar que parte do combustível evapore.

Já que vai ao posto, opte por encher o depósito. Evita ter de lá voltar daí a poucos dias. Esta dica é útil sobretudo a quem tem de fazer um desvio para ir abastecer.

Conduza devagar. É fácil de perceber que o estilo de condução tem influência no consumo. Se o seu carro tiver a função de cruise control, ative-a durante o percurso em autoestrada.

Estacione no primeiro lugar que encontrar. Não insista em procurar estacionamento à porta, porque vai acabar por dar voltas e mais voltas e ter de voltar ao primeiro lugar que tinha visto. A sua saúde e a sua carteira agradecem uma pequena caminhada diária.

Doseie o uso do ar condicionado. Se o trajeto que vai fazer é curto ou não está assim tanto calor, será que precisa mesmo de ligar o AC? Abra as janelas e deixe sair o ar quente que está dentro do carro. Poupar no ar condicionado é poupar diretamente no combustível.
Mantenha os pneus com a pressão correta. Pneus mais vazios levam a um aumento do consumo de combustível.

Agora que já sabe como poupar (no) combustível, nada como experimentar. Vai reparar que faz mais quilómetros com um depósito. E ao fim do mês, vai sentir a diferença.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/truques-mesmo-eficazes-para-poupar-no-combustivel

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di