Avançar para o conteúdo principal

Truques (mesmo eficazes) para poupar no combustível

Os portugueses gastaram cerca de 19 milhões por dia em combustíveis, no ano passado. Podemos não conseguir controlar os preços dos combustíveis, mas há truques que permitem poupar muitos euros.

A par da alimentação, os combustíveis fazem parte do bolo das despesas mensais que mais pesam na carteira. Quando não podemos deixar de utilizar o carro, resta-nos recorrer a outras estratégias que permitem poupar no consumo de combustível, além dos vales de desconto e dos descontos que os postos de abastecimento fazem em dias da semana específicos.

Em primeiro lugar, há aplicações para telemóvel gratuitas e intuitivas, que são ferramentas essenciais para ajudá-lo a escolher os postos de abastecimento mais baratos, próximos de si. Aqui ficam quatro serviços gratuitos. Verifique quais são compatíveis com o

Há ainda outros truques mais “técnicos” que prometem poupanças na hora de abastecer o veículo:

Abasteça o carro pela manhã. Os depósitos dos postos de combustível estão debaixo do solo, e quando a temperatura é mais baixa, a densidade é menor. Em palavras simples: cabe mais gasóleo ou gasolina, pelo mesmo preço.

Não pressione a pistola ao máximo. Quando aperta a pistola até ao fundo, esta deixa passar vapor, que ocupa espaço no depósito. Encha-o lentamente.

Não deixe que o depósito fique a menos de metade. O objectivo é que nunca haja muito ar dentro do depósito, para evitar que parte do combustível evapore.

Já que vai ao posto, opte por encher o depósito. Evita ter de lá voltar daí a poucos dias. Esta dica é útil sobretudo a quem tem de fazer um desvio para ir abastecer.

Conduza devagar. É fácil de perceber que o estilo de condução tem influência no consumo. Se o seu carro tiver a função de cruise control, ative-a durante o percurso em autoestrada.

Estacione no primeiro lugar que encontrar. Não insista em procurar estacionamento à porta, porque vai acabar por dar voltas e mais voltas e ter de voltar ao primeiro lugar que tinha visto. A sua saúde e a sua carteira agradecem uma pequena caminhada diária.

Doseie o uso do ar condicionado. Se o trajeto que vai fazer é curto ou não está assim tanto calor, será que precisa mesmo de ligar o AC? Abra as janelas e deixe sair o ar quente que está dentro do carro. Poupar no ar condicionado é poupar diretamente no combustível.
Mantenha os pneus com a pressão correta. Pneus mais vazios levam a um aumento do consumo de combustível.

Agora que já sabe como poupar (no) combustível, nada como experimentar. Vai reparar que faz mais quilómetros com um depósito. E ao fim do mês, vai sentir a diferença.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/truques-mesmo-eficazes-para-poupar-no-combustivel

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...