Avançar para o conteúdo principal

Venda da Vivo pela PT terá rendido a Sócrates 8 milhões de euros

O alegado pagamento de oito milhões de euros terá sido feito pelo Grupo Espírito Santo ao ex-primeiro-ministro para influenciar a venda da Vivo pela PT e a entrada na Oi, avança o Correio da Manhã.

Na assembleia geral da PT, a 30 de junho de 2010, José Sócrates, enquanto primeiro-ministro, utilizou a “golden share” do Estado na PT para bloquear a venda da participação da PT na brasileira Vivo e assegurar o investimento na, também brasileira, Oi.

A maioria dos acionistas teria votado a favor da venda, mas a “golden share” do Governo vetou o negócio. O veto terá valido a José Sócrates um suborno de oito milhões de euros, segundo o Correio da Manhã.

O pagamento das luvas terá partido do Grupo Espírito Santo (GES) e terá sido feito através da simulação do negócio de um terreno em Angola, no Kanhangulo, no qual participaram empresas de Hélder Bataglia e do Grupo Lena.

O alegado benefício de Sócrates terá sido revelado no último interrogatório ao antigo primeiro-ministro na Operação Marquês e o seu conteúdo será incluído na acusação do Ministério Público. Confrontado com estas alegações, o ex-governante negou as acusações durante o interrogatório.

Ricardo Salgado, então líder do GES, terá prometido a Sócrates um novo pagamento de luvas, caso o então primeiro-ministro tivesse de ordenar a utilização da “golden share” do Estado para condicionar a venda da participação da PT na Vivo e a compra da Oi, de acordo com o MP.

Para o Ministério Público, Salgado tinha interesse em que a PT investisse na compra de uma participação na Oi, já que o BES era um acionista de referência da PT, empresa que fazia aplicações elevadas em dívida de empresas do GES.

Segundo o Observador, o dinheiro de venda da Vivo serviu ainda para distribuir bónus pelos administradores e dividendos extraordinários pelos acionistas da PT, incluindo o GES.

Os oito milhões de euros farão parte dos 29 milhões que alegadamente o grupo então liderado por Ricardo Salgado terá pago a José Sócrates para obter benefícios nos negócios da antiga Portugal Telecom.

https://zap.aeiou.pt/venda-da-vivo-pela-pt-tera-rendido-socrates-suborno-no-valor-8-milhoes-euros-172715

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

5 dicas para optimizar um PC com Windows 11 para jogos

  ©Alex Haney Optimize a sua experiência de jogo no Windows 11 com estas 5 configurações fáceis de fazer. Se usa um PC com Windows 11 para jogar, pode alterar várias definições e funcionalidades que pode ligar ou desligar para obter um melhor desempenho. Primeiro, é recomendável desligar as funcionalidades de Integridade da Memória e Plataforma de Virtualização, uma vez que a Microsoft já notou que, apesar de terem sido concebidas para melhorar a segurança, podem reduzir o desempenho dos jogos. Muitas vezes, instalamos muitas aplicações, e algumas são executadas em segundo plano sempre que o computador arranca, desperdiçando recursos do sistema. Se desligar estas aplicações, pode libertar memória e processador, dando aos seus jogos mais “espaço para respirar”. Se o seu dispositivo o suportar, ligar a Taxa de Actualização Variável (VRR) ajuda a melhorar o aspecto dos jogos, principalmente se forem daqueles em que há acção intensa no ecrã. Por último, as actualizações de drivers, ou ...