Avançar para o conteúdo principal

Venda da Vivo pela PT terá rendido a Sócrates 8 milhões de euros

O alegado pagamento de oito milhões de euros terá sido feito pelo Grupo Espírito Santo ao ex-primeiro-ministro para influenciar a venda da Vivo pela PT e a entrada na Oi, avança o Correio da Manhã.

Na assembleia geral da PT, a 30 de junho de 2010, José Sócrates, enquanto primeiro-ministro, utilizou a “golden share” do Estado na PT para bloquear a venda da participação da PT na brasileira Vivo e assegurar o investimento na, também brasileira, Oi.

A maioria dos acionistas teria votado a favor da venda, mas a “golden share” do Governo vetou o negócio. O veto terá valido a José Sócrates um suborno de oito milhões de euros, segundo o Correio da Manhã.

O pagamento das luvas terá partido do Grupo Espírito Santo (GES) e terá sido feito através da simulação do negócio de um terreno em Angola, no Kanhangulo, no qual participaram empresas de Hélder Bataglia e do Grupo Lena.

O alegado benefício de Sócrates terá sido revelado no último interrogatório ao antigo primeiro-ministro na Operação Marquês e o seu conteúdo será incluído na acusação do Ministério Público. Confrontado com estas alegações, o ex-governante negou as acusações durante o interrogatório.

Ricardo Salgado, então líder do GES, terá prometido a Sócrates um novo pagamento de luvas, caso o então primeiro-ministro tivesse de ordenar a utilização da “golden share” do Estado para condicionar a venda da participação da PT na Vivo e a compra da Oi, de acordo com o MP.

Para o Ministério Público, Salgado tinha interesse em que a PT investisse na compra de uma participação na Oi, já que o BES era um acionista de referência da PT, empresa que fazia aplicações elevadas em dívida de empresas do GES.

Segundo o Observador, o dinheiro de venda da Vivo serviu ainda para distribuir bónus pelos administradores e dividendos extraordinários pelos acionistas da PT, incluindo o GES.

Os oito milhões de euros farão parte dos 29 milhões que alegadamente o grupo então liderado por Ricardo Salgado terá pago a José Sócrates para obter benefícios nos negócios da antiga Portugal Telecom.

https://zap.aeiou.pt/venda-da-vivo-pela-pt-tera-rendido-socrates-suborno-no-valor-8-milhoes-euros-172715

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di