Avançar para o conteúdo principal

Esqueça a Coreia. A III Guerra Mundial será causada (e ganha) pela Inteligência Artificial

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, não se cansa de alertar para o perigo da IA

Elon Musk, Ceo da Tesla e da SpaceX, e Vladimir Putin são duas das personalidades mundiais que recentemente falaram nas potencialidades – e perigos – da Inteligência Artificial. Um acha que será a IA a ditar a próxima Grande Guerra, o outra acredita que “quem liderar na IA, vai mandar no mundo”.

Os mais recentes desenvolvimentos na tensão entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional não preocupam Elon Musk. O CEO da Tesla acredita que a Coreia do Norte “deve estar muito em baixo na nossa lista de preocupações“, como o próprio fez questão de referir no Twitter.

Numa série de posts sobre o assunto, Musk defende que “a concorrência entre países para o domínio da Inteligência Artificial, e não um conflito militar com a Coreia do Norte, é a causa mais provável da III Guerra Mundial”.

Should be low on our list of concerns for civilizational existential risk. NK has no entangling alliances that wd polarize world into war.

Os comentários do CEO da SpaceX não são de hoje. Musk é uma das muitas personalidades ilustres do mundo da ciência e tecnologia, entre os quais Bill Gates e Stephen Hawking, que nos últimos anos têm manifestado grandes preocupações com a possibilidade de que o desenvolvimento da IA possa significar o fim da humanidade.

Recentemente, 100 gurus da tecnologia apelaram à ONU que proíba os “robôs assassinos”, alertando para o risco de “uma terceira revolução na tecnologia de guerra” – entre os quais o co-fundador da Apple Steve Wozniak, que em 2015 defendia que os robôs vão conquistar o mundo, mas isso é bom. “Seremos apenas as suas mascotes“.

Também o presidente russo, Vladimir Putin, se pronunciou sobre a importância da inteligência Artificial. Putin acredita que a IA é ‘a chave para dominar o mundo’. “A inteligência artificial é o futuro não só da Rússia, mas de toda a humanidade. Quem se tornar o líder nesta esfera governará o mundo”, diz Putin.

Actualmente, os Estados Unidos, a China e a Índia são os três países que lideram a corrida da AI, de acordo com um executivo da indústria de alta tecnologia.

Mas Elon Musk acredita que outros países tentarão também alcançar a supremacia no âmbito da Inteligência Artificial por qualquer meio possível. Questionado por um utilizador no Twitter sobre se não seria melhor o desenvolvimento da IA ser entregue às empresas em vez de ficar nas mãos dos governos, Musk diz que isso não resolveria o problema.

“Os governos não precisam de se sujeitar às leis normais”, explica o empreendedor, “e mesmo limitados por acordos de controlo de armamento, e se necessário, podem usar a força para ter acesso à IA desenvolvida por empresas“.

As preocupações de Musk em relação à “singularidade tecnológica“, o dia em que as máquinas inteligentes desenvolvidas por máquinas inteligentes se tornam mais inteligentes que o Homem, levaram já o visionário empresário a lançar duas iniciativas importantes.

Em 2015, Musk lançou a OpenAI, uma ONG para impedir o apocalipse dos robôs. Já este ano, lançou a Neuralink, empresa que pretende desenvolver formas de adicionar uma camada de inteligência artificial ao cérebro humano.

“Se a Inteligência Artificial vai mesmo desenvolver-se, então temos que ajudar a que se desenvolva de uma forma positiva“, aponta Elon Musk. E se um dia o apocalipse robô acontecer mesmo, não será por falta de aviso seu – nem de esforços para o impedir.

https://zap.aeiou.pt/esqueca-a-coreia-a-iii-guerra-mundial-sera-causada-e-ganha-pela-inteligencia-artificial-172758

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

5 dicas para optimizar um PC com Windows 11 para jogos

  ©Alex Haney Optimize a sua experiência de jogo no Windows 11 com estas 5 configurações fáceis de fazer. Se usa um PC com Windows 11 para jogar, pode alterar várias definições e funcionalidades que pode ligar ou desligar para obter um melhor desempenho. Primeiro, é recomendável desligar as funcionalidades de Integridade da Memória e Plataforma de Virtualização, uma vez que a Microsoft já notou que, apesar de terem sido concebidas para melhorar a segurança, podem reduzir o desempenho dos jogos. Muitas vezes, instalamos muitas aplicações, e algumas são executadas em segundo plano sempre que o computador arranca, desperdiçando recursos do sistema. Se desligar estas aplicações, pode libertar memória e processador, dando aos seus jogos mais “espaço para respirar”. Se o seu dispositivo o suportar, ligar a Taxa de Actualização Variável (VRR) ajuda a melhorar o aspecto dos jogos, principalmente se forem daqueles em que há acção intensa no ecrã. Por último, as actualizações de drivers, ou ...