Avançar para o conteúdo principal

Como a equipa de Macron atrasou os ataques de hackers russos

Depois da influência nas eleições norte-americanas, os piratas russos terão também tentado manipular as eleições em França.

Os especialistas da equipa do novo presidente francês criaram contas falsas com muitos documentos para “obrigar” os hackers russos a analisarem-nos, atrasando a interferência nas eleições presidenciais.

O diretor da equipa digital de Emmanuel Macron veio a público confirmar que o falhanço dos ataques informáticos russos se devem em parte a um erro forçado. A equipa montou a defesa nas últimas horas, preparando várias contas falsas repletas de documentos forjados para obrigar os hackers a desviarem as suas atenções. «Fizemos isso massivamente, para os obrigar a verificar se seriam contas genuínas», explica o responsável citado pelo ArsTechnica. «Mesmo que os tenhamos feito perder apenas um minuto, ficamos contentes». Os documentos que serviram de isco fizeram com que os atacantes se tivessem de precipitar, possivelmente colocando em causa o plano inicial.

Os documentos deixados pelos piratas incluem metadados que mostram que foram usadas versões russas do Microsoft Office para edição e até surge o nome de um funcionário de uma empresa que presta serviços às agências de inteligência russas. Há registo ainda de vários ficheiros falsificados, incluindo faturas de um pagamento em Bitcoin para comprar drogas que teriam sido enviadas para a Assembleia francesa.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2017-05-10-Como-a-equipa-de-Macron-atrasou-os-ataques-de-hackers-russos

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di