1.- Foque-se nas prioridades:
No início da semana, estamos descansados e motivados e a lista de afazeres é enorme. Mas muitas vezes chega a sexta-feira e grande parte das tarefas não foram concluídas. "Muitos de nós perdemos demasiado tempo no que é urgente e pouco no que é importante", diz o especialista Stephen Covey. Para que isso não aconteça, aposte na priorização e perceba se as tarefas que parecem mais urgentes, como devolver algumas chamadas ou responder a certos emails, são de facto as mais importantes. Certamente perceberá que algumas podem ser deixadas para depois de completar as atividades mais importantes da semana.
2.- Desligue-se das distrações:
Maximizar o tempo implica minimizar as distrações. Se há demasiado barulho à sua volta, procure um sítio mais sossegado ou recorra aos headphones para anular o ruído ambiente. E é claro, evite as redes sociais e outros sites que o levem a perder tempo. O site Fast Company lembra ainda a necessidade de conter uma distração que se confunde com trabalho: os emails. Se está constantemente a consultar a caixa de entrada e a dar resposta a todas as mensagens, vai interromper muitas vezes o que estiver a fazer. Opte por consultar o email só quando terminar uma tarefa.
3.- Procure atalhos:
À partida, a palavra "atalho" soa a algo que devemos evitar num contexto profissional, mas não é verdade. As pessoas mais bem sucedidas estão sempre preocupadas com a maximização da produtividade e à procura de pequenas formas de poupar tempo. Há várias formas de o fazer. Por exemplo, crie templates para não ter que perder tempo a formatar documentos e tenha preparadas respostas automáticas no email e no telemóvel. Se das suas tarefas faz parte algum procedimento rotineiro, analise-o ao pormenor. Certamente encontrará alguns atalhos.
4.- Não agende nada para sexta-feira:
Se o seu trabalho o permitir, evite agendar compromissos para sexta-feira. Se tiver organizado bem a sua semana, este poderá ser um dia mais calmo reservado a tarefas secundárias e mais prazerosas. Dustin Moskovitz, CEO e cofundador da Asana, a empresa que cria software para ajudar a gerir o trabalho das equipas, diz que um reservar dia livre é "uma ferramenta de valor inestimável" para assegurar que há tempo para pensar a mais longo prazo e desenvolver novos projetos.
https://www.dinheirovivo.pt/fotogaleria/galeria/4-segredos-para-terminar-a-semana-de-trabalho-a-quinta-feira/#sthash.mTALvucI.dpuf
Comentários
Enviar um comentário