Avançar para o conteúdo principal

Novo mineral converte simultaneamente luz solar, calor e movimento em electricidade

Um novo mineral com propriedades incríveis foi descoberto por cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia.

Trata-se de um material com propriedades de um cristal, baptizado provisoriamente com o nome de KBNNO, e que é capaz de transformar, simultaneamente, luz solar, calor e energia cinética em electricidade.

O novo mineral faz parte da família perovskita, mineral supercondutor capaz de absorver a luz em quase todos os comprimentos de onda visíveis, o que permite captar com grande eficiência e menores custos a energia solar para produção de electricidade – sendo já considerado o futuro da tecnologia fotovoltaica.

A descoberta do KBNNO acende uma nova esperança no rol dos recursos renováveis, já que pode ser uma maneira alternativa de gerar energia eléctrica para carregar smartphones, tablets e notebooks.

De acordo com os autores do estudo, publicado na Applied Physics Letters, uma célula do material consegue gerar energia suficiente para as necessidades de uma casa.

A notícia fica ainda mais interessante devido a uma peculiaridade do material, que é capaz de converter três fontes de energia ao mesmo tempo em electricidade.

“Isso dará um grande impulso no desenvolvimento de áreas como a Internet das Coisas e as cidades inteligentes, onde todos os sensores e dispositivos passam a ser sustentáveis energeticamente”, diz Yang Bai, um dos autores do estudo, citado pela Phys.org.

A eficiência da energia eléctrica gerada pelo KBNNO é inferior, quando comparada com a de outros perovskitas, como as células solares usadas nos painéis fotovoltaicos. Mas, segundo a equipa de cientistas, é possível que com uma modificação na composição do material, o seu potencial de gerar mais energia seja aumentado.

Essa será agora a próxima fase da pesquisa, mas os cientistas estão optimistas em relação a uma data para lançar o novo metal para uso no mercado: 2018.

http://zap.aeiou.pt/novo-mineral-converte-simultaneamente-luz-solar-calor-e-movimento-em-electricidade-150592

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di