Avançar para o conteúdo principal

Venezuela retira quase metade do dinheiro em circulação

A súbita retirada de circulação, até quarta-feira, das notas de 100 bolívares foi anunciada pelo Presidente Nicolás Maduro em nome do combate à suposta atuação de máfias colombianas que, alegadamente, armazenam as notas para desestabilizarem a economia do país

A partir desta quarta-feira, os venezuelanos vão deixar de poder usar as notas 100 bolívares nas transações vulgares, segundo anunciou inesperadamente o Presidente Nicolás Maduro, falando este domingo na televisão.

Apesar de 100 bolívares não darem para mais do que comprar um doce, essas notas são as de valor mais elevado, correspondendo a 48% do dinheiro em circulação. Os venezuelanos terão 10 dias para trocar as notas nas instituições bancárias.

A retirada de circulação foi anunciada durante o programa “Em Contacto com Maduro”, tendo sido justificada pelo Presidente venezuelano em nome do combate à suposta atuação de máfias colombianas, acusadas de armazenarem as notas em armazéns para desestabilizarem a economia do país.

Maduro diz que uma exaustiva investigação descobriu que há armazéns não apenas em várias cidades da Colômbia, mas também no Brasil, Alemanha, República Checa e Ucrânia, onde as máfias estariam a acumular estas notas. Esse plano contra o moeda venezuelana estará a ser executado por uma organização não-governamental “contratada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos”.

A inflação na Venezuela é estimada em 500% e tem levado a que em qualquer compra sem recurso a cartões de crédito ou de multibanco seja necessária uma enorme quantidade de notas. As caixas de multibanco apresentaram recentemente problemas, obrigando os venezuelanos a pagarem as suas compras através de transferências bancárias.

A retirada súbita das notas de 100 bolívares faz antever uma situação caótica nas transações comerciais no país, à imagem do que sucedeu recentemente na Índia, onde as notas de valores mais altos, correspondentes a 86% do dinheiro em circulação, foram retiradas em menos de 24 horas. Semanas depois da sua retirada em novembro, ainda persistiam na Índia as filas para as caixas multibanco, que rápida e repetidamente acabavam por ficar sem notas disponíveis.

A Venezuela tenciona introduzir de forma progressiva, a partir desta quinta-feira, novas moedas e notas, cujo valor mais baixo será de 500 bolívares e o mais elevado de 20.000 – esta últimas correspondendo a cerca de cinco dólares (4,73 euros), segundo a cotização da moeda venezuelana no mercado negro.



Wilson Ferreira Antunes:

Qualquer economista sabe que caso fosse verdade que essa "Máfia" armazena notas de Bolívares então o efeito seria o contrário: ajudaria a diminuir a inflação e não a aumentá-la como diz o presidente Maduro.

A "Máfia" é o próprio governo venezuelano que está desesperado para tentar controlar uma hiperinflação sem controle e uma economia destruída pelo próprio. Em nome do socialismo populista


Em: http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-12-12-Venezuela-retira-quase-metade-do-dinheiro-em-circulacao

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...