Avançar para o conteúdo principal

NASA declara nova capital dos relampagos

Na capital mundial dos relâmpagos, caiem 233 raios por quilómetro quadrado

NASA declarou o Lago de Maracaibo, na Venezuela, a capital mundial dos relâmpagos, destronando a cidade de Kabare no Congo

É quase impossível passar uma noite junto do Lago de Maracaibo, na Venezuela, e não ver cair um raio: as tempestades elétricas acontecem, em média, 300 noites por ano, e por cada quilómetro quadrado caem 233 raios. As conclusões são da NASA, que este ano decidiu declarar a região venezuelana como a capital mundial dos relâmpagos. O Lago de Maracaibo destrona assim a cidade congolesa de Kabare, a anterior campeã.

Os investigadores da NASA analisaram milhares de dados, captados por um sensor de raios que a agência espacial norte-americana incorporou no satélite da Tropical Rainfall Measuring Mission, que ao longo de 17 anos forneceu informações sobre as chuvas tropicais. "Foi quase no final da missão que finalmente observámos os pontos quentes dos relâmpagos", disse à BBC o responsável pelo estudo, Richard Blakesle.

Na cidade de Ologá, junto ao Lago de Maracaibo, há mesmo quem exija a experiência turística do relâmpago: a frequência e intensidade das tempestades elétricas são vistas como fenómenos raros, o que tem mesmo contribuído para uma melhoria das condições económicas na região.

O Lago de Maracaibo é o maior da América do Sul e fica próximo das montanhas dos Andes. "O Lago tem uma geografia única e uma climatologia que é ideal para o desenvolvimento de trovoadas", disse em comunicado Dennis Buechler, cientista da Universidade do Alabama que trabalhou com a NASA nesta investigação.

Os relâmpagos formam-se durante as trovoadas quando o ar frio e quente se misturam, criando cargas elétricas positivas e negativas nas nuvens. A nova pesquisa indica que os raios são mais frequentes no período noturno e formam-se menos sobre os oceanos; grande parte dos locais onde as tempestades elétricas acontecem mais vezes estão em zonas de montanha, ou próximos, e têm uma geografia semelhante à do Lago de Maracaibo, o que demonstra a importância da topografia para o desenvolvimento das trovoadas, concluiu o estudo.

Apesar de a capital do relâmpago ser agora na América do Sul, é no continente africano que se formam mais trovoadas, sobretudo junto à cordilheira de Mitumba, na República Democrática do Congo.


Em: http://www.dn.pt/sociedade/interior/na-capital-mundial-dos-relampagos-caiem-233-raios-por-quilometro-quadrado-5175466.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di