Avançar para o conteúdo principal

Cinetistas conseguem superar fotossíntese

CIENTISTAS CONSEGUIRAM SUPERAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA FOTOSSÍNTESE

A energia solar sustém a maior parte da vida no nosso planeta e a fotossíntese tem sido considerada uma das referências no aproveitamento dessa energia. Uma referência que agora parece ter sido superada por um novo método para gerar hidrogénio e transformá-lo em combustível.

O hidrogénio pode ser um excelente combustível, limpo e renovável, mas para isso é preciso resolver o problema de como o podemos gerar em grandes volumes sem depender de fontes de energia poluentes para o fazer.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram um novo processo semi-biológico, gerando hidrogénio que é utilizado por bactérias para a criação de biomassa e combustíveis à base de álcool, que supera a eficiência do processo de fotossíntese das plantas.

A investigação foi publicada na revista científica Science e os investigadores, que contaram com a colaboração de um elemento da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, constatam que conseguiram “melhorar” um “modelo artificial de fotossíntese anterior”, “combinando a bactéria oxidante de hidrogénio Ralstonia eutropha com um catalisador de cobalto-fósforo de separação da água”.

Este processo anuncia eficiências na ordem dos 10%, o que mesmo parecendo reduzido, é superior aos 8% de eficiência atribuído ao processo que a Natureza conseguiu desenvolver ao longo de milhões de anos.

Claro que, como bem sabemos, estes avanços nem sempre resultam em avanços práticos no mundo real e, neste caso, são ainda muitos os obstáculos e problemas por resolver antes que tal processo se pudesse transformar num processo industrial para a criação de combustíveis renováveis, em volume e de forma eficiente.

Mas… é um primeiro passo nesse sentido; e nunca se chegou a nenhuma meta sem se dar esse primeiro passo.


Em: http://zap.aeiou.pt/cientistas-conseguiram-superar-eficiencia-energetica-da-fotossintese-115926

Em: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2016-06-08-Folha-bionica-pode-ser-10-vezes-mais-eficiente-na-fotossintese

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di