Avançar para o conteúdo principal

Avião pessoal que descola verticalmente

ESA VAI LANÇAR EM 2018 MINI-AVIÃO PESSOAL CAPAZ DE VOAR A 400 KM/H

O seu próximo meio de transporte pessoal poderá bem ser um pequeno avião, que levanta voo silenciosamente no seu quintal e que o leva até ao emprego a 400 km/h.

O projecto está a ser desenvolvido pela Lilium Aviation, uma startup financiada pela Agência Espacial Europeia ESA, que conta ter os primeiros protótipos funcionais no ar já em 2018.

O pequeno avião eléctrico de dois lugares, criado por uma equipa de cientistas da Universidade de Munique, na Alemanha, poderá levantar voo na vertical, numa superfície de apenas 15 m2 – algo como o seu jardim, ou o terraço do seu prédio – e atingir silenciosamente velocidades de até 400 km/h.

Segundo a equipa de desenvolvimento do aparelho, que pesa apenas 25kg e pode atingir altitudes de até 3.000 metros, os dois motores eléctricos permitem o voo com níveis de ruído quase nulos e sem emissões poluentes.

A ideia é desenvolver um avião que possa ser uma alternativa de meio de transporte de uso quotidiano, ou para voos recreativos, num espaço aéreo urbano descongestionado.

“Queremos desenvolver uma aeronave que possamos usar no nosso dia-a-dia”, disse Daniel Wiegand, CEO da Lilium Aviation e um dos seus fundadores, citado pelo Telegraph.

“Estamos a fazer um aparelho que levanta e pousa verticalmente, e quenão precisa da complexa infra-estrutura de um aeroporto”, acrescentou Wiegand.

O pequeno avião é a proposta da Lilium às actuais limitações da aviação pessoal – em que, entre outros, os passageiros demoram mais tempo a chegar ao aeroporto do que a voar.

O aparelho será regulamentado pelas mesmas normas de segurança aérea em uso para os helicópteros, e a sua simplicidade permitirá que possa ser pilotado com uma licença após apenas 20 horas de treino.

Aparentemente, a sua próxima porta de embarque poderá ser a da sua garagem.


Em: http://zap.aeiou.pt/esa-vai-lancar-em-2018-aviao-pessoal-capaz-de-voar-a-400-kmh-111847

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...