Avançar para o conteúdo principal

Atlas climático: Lisboa cercada por água

Atlas climático: Lisboa cercada por água e um aumento dois graus até 2050



O Atlas for a Changing Planet, da Esri, reúne dados de várias laboratórios de investigação e apresenta previsões quanto ao impacto das alterações climáticas nas próximas décadas. Se o mapa estiver correto, Portugal já não deverá escapar incólume.

Pode parecer uma visão catastrofista, mas é uma hipótese considerada plausível pelas previsões apresentadas pelo Atlas for a Changing Planet. Caso o nível das águas do mar suba um metro, as margens norte e sul do estuário do Tejo e também da zona oriental de Lisboa ficarão submersas; e Aveiro tornar-se-á uma ilha no meio da Ria, se este cenário se confirmar. Apesar da situação ameaçadora, Portugal até nem será o País mais afetado: importantes parcelas da Bélgica, da Holanda, do Delta do Mekong, na China, e ainda a Florida, nos EUA, poderão ficar submersas com a subida de um metro no nível das águas do mar.

O Atlas for a Changing Planet, da Esri, recorre a várias fontes de informação (Wildlife Conservation Society, National Oceanic and Atmospheric Administration, e National Center for Atmospheric Research, entre outros centros de investigação conhecidos) para dar a conhecer várias previsões no que toca a alterações climáticas.

O Atlas interativo também revela um cenário ainda mais negativo para o caso de a subida do nível das águas do mar superar os cinco metros. Este cenário não deverá ocorrer no presente século, mas o mesmo Atlas não afasta a hipótese de subida de um metro nas próximas décadas. O que permite concluir que o degelo da calote polar vai mesmo acabar por afetar o quotidiano dos portugueses nas próximas décadas - apenas fica por apurar a data em que essa mudança deverá ocorrer.

Além do mar, o Atlas criado pela Esri é revelador quanto à evolução de outras variáveis: na temperatura são revelados três cenários que permitem confirmar que a região de Lisboa deverá registar um aumento de temperatura média entre 1,3 e 2,1 graus até 2050; e na chuva, prevê-se um decréscimo médio de chuva entre seis e 11 milímetros, na mesma região (o mapa permite aceder a previsões de outros pontos do País… ou do mundo).

Ainda nas previsões, destaque para os mapas que revelam que, em 2025, Lisboa deverá ter 3,2 milhões de habitantes e o Porto 1,4 milhões de habitantes. Todo o país está sujeito ao efeitos que a ação humana provoca no meio ambiente.


De http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2015-12-02-Atlas-climatico-Lisboa-cercada-por-agua-e-um-aumento-dois-graus-ate-2050

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...