Avançar para o conteúdo principal

Água são dois líquidos e não apenas um, comprova estudo da Universidade de Aveiro


É a confirmação de uma teoria com mais de 130 anos. Afinal, a água é uma mistura de dois líquidos, comprovaram cientistas de Aveiro. A descoberta pode ajudar nos processos de dessalinização.

Foto
A ideia de que a água pode ser descrita como uma mistura de duas estruturas diferentes de ligações de hidrogénio foi proposta pela primeira vez em 1892 por Wilhelm Röntgen EPA/SHAHZAIB AKBER

água não é um líquido: são dois líquidos entrelaçados, de acordo com a investigação de uma equipa da Universidade de Aveiro, que abre novas perspectivas à dessalinização da água do mar, revelou nesta sexta-feira, 22 de Março, uma fonte académica.

Os investigadores utilizaram nanopartículas emissoras de luz para seguir o movimento das moléculas de água em redor da nanopartícula à medida que a temperatura do fluido aumenta.

“Observámos dois tipos distintos de movimento, sugerindo que, abaixo dos 45 graus Celsius, a água alterna entre o estado líquido de baixa densidade (LDL) e o estado líquido de alta densidade (HDL), mais comum na água líquida, fazendo com que as nanopartículas se movam mais lentamente”, diz Luís Carlos, um dos investigadores da equipa da Universidade de Aveiro. “Acima desta temperatura, a água existe maioritariamente no estado HDL, o que leva a um movimento mais rápido das nanopartículas”, acrescenta Luís Carlos.

Ao controlar a proporção relativa das estruturas moleculares LDL e HDL, os cientistas poderão agora ser capazes de influenciar o comportamento da água líquida.

Luís Carlos dá como exemplo a existência no futuro de um processo de dessalinização da água mais efectiva. “O LDL é 20% menos denso do que o HDL, afectando a forma como a água se move, o que poderá ajudar-nos a remover o sal da água do mar com mais eficiência”, antevê.


Os investigadores Carlos Brites, Fernando Maturi, Luís Carlos e Ramon Filho

A explicação é de que “a água se comporta de forma 'camaleónica', existindo como uma mistura de duas formas: um líquido de baixa densidade (LDL) e um líquido de alta densidade No primeiro, as moléculas ligam-se ocupando um volume maior, enquanto no segundo, o líquido de alta densidade, as moléculas ligam-se de forma mais compacta”, aponta o investigador.

A ideia de que a água pode ser descrita como uma mistura de duas estruturas diferentes de ligações de hidrogénio foi proposta pela primeira vez em 1892 por Wilhelm Röntgen, um físico alemão que recebeu o primeiro Prémio Nobel da Física em 1901 como reconhecimento pela sua descoberta do raios-x, tendo sido revisitada no final do século XX.

“Embora haja evidências que confirmem a coexistência destas duas formas da água a temperaturas muito baixas, a sua comprovação à temperatura ambiente tem sido um quebra-cabeças”, explica Luís Carlos.

Além de Luís Carlos, a equipa de investigação contou com a participação de Fernando Maturi, Ramon Filho e Carlos Brites, todos investigadores do Departamento de Física e do Instituto de Materiais de Aveiro, e teve ainda a parceria da Universidade de Singapura e da Faculdade Harvey Mudd (Estados Unidos). 


Água são dois líquidos e não apenas um | Química | PÚBLICO (publico.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Queda instantânea de frequência e produção provoca apagão - Erro humano?

 Um apagão de grandes dimensões afetou hoje a rede ibérica. A perturbação foi sentida em grande parte da rede Europeia. A frequência da rede caiu 150 mHz em grande parte da Europa. O que não é um valor elevado. Uma queda brusca na frequência indica a perda subida de geração. Parece ter tido início em Espanha e o disparo da interligação com França, que estava a importar eletricidade, provocou o desequilíbrio na Europa. A origem ainda não é conhecida. Mas a REE reportou “uma oscilação súbita nos fluxos de potência que originou a separação da rede de Espanha da rede da Europa.” A rede ibérica ficou isolada em ilha e foi caindo como uma baralho de cartas. A REE e a REN vão certamente auditar o que se passou. E têm toda a competência para o fazer. Numa primeira análise, parece ter sido uma perturbação ampliada pela baixa inércia do sistema ibérico na altura do incidente. Dando como correta a informação da REE, as potências das grandes classes de geração antes e depois do incidente eram ...

Cardiologista recomenda cinco alimentos para desobstruir as artérias

 O chocolate com 70% de cacau é um dos aliados. Mas há mais, muito mais "A alimentação tem um papel crucial na saúde do seu coração", afirma o cardiologista Roque Savioli. Na rede social Instagram, o médico escreve que "o chocolate, por exemplo, pode ser um aliado do seu coração, desde que seja do tipo certo e consumido na quantidade ideal". Com isto em mente, eis cinco alimentos que, segundo Savioli, ajudam a limpar artérias naturalmente: 1- Sardinha Savioli realça que é um peixe rico em ómega-3 e coenzima Q10, "protetores do seu coração". "Dica: consuma peixe duas vezes por semana", acrescenta. 2- Beterraba O médico explica que este tubérculo, com um sabor levemente adocicado, é "um vasodilatador natural que regula o fluxo sanguíneo" e "desperta o óxido nítrico no seu organismo". Roque Savioli sugere o consumo de beterraba crua e em sumos. 3- Couve "Folha potente, rica em magnésio, aliada da proteção cardíaca e contra d...