Noruegueses vão ser os primeiros a navegar debaixo de montanhas
Conhecida pelos seus inúmeros fiordes e ilhas montanhosas, a Noruega prepara-se para construir o primeiro túnel do mundo para barcos, com o objectivo de facilitar o tráfego marítimo. E o túnel pode tornar-se até um ponto de interesse turístico.
Depois de uma análise minuciosa do projecto, que demorou décadas, a Noruega parece estar finalmente disposta a financiar a construção do primeiro túnel do mundo para barcos, relata a emissora norueguesa NRK.
Esta semana, o governo norueguês e os partidos seus aliados prometeram aprovar a atribuição de verba para execução do ambicioso projecto, que irá usar uma parte dos 367 mil milhões de euros do orçamento norueguês para obras públicas de transportes do país.
“O túnel vai permitir fazer uma viagem segura em torno da península de Stad, criando uma base para o desenvolvimento industrial da região e tornando-a um ponto turístico mundial”, disse o político norueguês Bjorn Lodemel à NRK.
Segundo Lodemel, este dia é “histórico”.
O túnel, com 45 metros de altitude, 36 metros de largura e 1,7 km de extensão, será o primeiro do mundo em rocha sólida, e pode acolher navios de até 16.000 toneladas.
Mesmo que o túnel de Stad não venha a diminuir o tempo do trajecto em relação a uma rota à volta da península, a construção não será em vão.
A península de Stad é conhecida pelo seu mau tempo e pelas tormentas, que criam obstáculos para o tráfego marítimo. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, área foram registados na região 46 acidentes e 33 mortos.
A primeira proposta da construção foi apresentada em 1874, e foi guardada numa caixa durante mais de um século.
https://zap.aeiou.pt/noruegueses-serao-os-primeiros-a-navegar-debaixo-de-montanhas-151406
Conhecida pelos seus inúmeros fiordes e ilhas montanhosas, a Noruega prepara-se para construir o primeiro túnel do mundo para barcos, com o objectivo de facilitar o tráfego marítimo. E o túnel pode tornar-se até um ponto de interesse turístico.
Depois de uma análise minuciosa do projecto, que demorou décadas, a Noruega parece estar finalmente disposta a financiar a construção do primeiro túnel do mundo para barcos, relata a emissora norueguesa NRK.
Esta semana, o governo norueguês e os partidos seus aliados prometeram aprovar a atribuição de verba para execução do ambicioso projecto, que irá usar uma parte dos 367 mil milhões de euros do orçamento norueguês para obras públicas de transportes do país.
“O túnel vai permitir fazer uma viagem segura em torno da península de Stad, criando uma base para o desenvolvimento industrial da região e tornando-a um ponto turístico mundial”, disse o político norueguês Bjorn Lodemel à NRK.
Segundo Lodemel, este dia é “histórico”.
O túnel, com 45 metros de altitude, 36 metros de largura e 1,7 km de extensão, será o primeiro do mundo em rocha sólida, e pode acolher navios de até 16.000 toneladas.
Mesmo que o túnel de Stad não venha a diminuir o tempo do trajecto em relação a uma rota à volta da península, a construção não será em vão.
A península de Stad é conhecida pelo seu mau tempo e pelas tormentas, que criam obstáculos para o tráfego marítimo. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, área foram registados na região 46 acidentes e 33 mortos.
A primeira proposta da construção foi apresentada em 1874, e foi guardada numa caixa durante mais de um século.
https://zap.aeiou.pt/noruegueses-serao-os-primeiros-a-navegar-debaixo-de-montanhas-151406
Comentários
Enviar um comentário