Avançar para o conteúdo principal

Noruega vai construir o primeiro túnel do mundo para barcos

Noruegueses vão ser os primeiros a navegar debaixo de montanhas

Conhecida pelos seus inúmeros fiordes e ilhas montanhosas, a Noruega prepara-se para construir o primeiro túnel do mundo para barcos, com o objectivo de facilitar o tráfego marítimo. E o túnel pode tornar-se até um ponto de interesse turístico.

Depois de uma análise minuciosa do projecto, que demorou décadas, a Noruega parece estar finalmente disposta a financiar a construção do primeiro túnel do mundo para barcos, relata a emissora norueguesa NRK.

Esta semana, o governo norueguês e os partidos seus aliados prometeram aprovar a atribuição de verba para execução do ambicioso projecto, que irá usar uma parte dos 367 mil milhões de euros do orçamento norueguês para obras públicas de transportes do país.

“O túnel vai permitir fazer uma viagem segura em torno da península de Stad, criando uma base para o desenvolvimento industrial da região e tornando-a um ponto turístico mundial”, disse o político norueguês Bjorn Lodemel à NRK.

Segundo Lodemel, este dia é “histórico”.

O túnel, com 45 metros de altitude, 36 metros de largura e 1,7 km de extensão, será o primeiro do mundo em rocha sólida, e pode acolher navios de até 16.000 toneladas.

Mesmo que o túnel de Stad não venha a diminuir o tempo do trajecto em relação a uma rota à volta da península, a construção não será em vão.

A península de Stad é conhecida pelo seu mau tempo e pelas tormentas, que criam obstáculos para o tráfego marítimo. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, área foram registados na região 46 acidentes e 33 mortos.

A primeira proposta da construção foi apresentada em 1874, e foi guardada numa caixa durante mais de um século.

https://zap.aeiou.pt/noruegueses-serao-os-primeiros-a-navegar-debaixo-de-montanhas-151406

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...