Avançar para o conteúdo principal

Drone colide com um carro voador.

Drone choca com carro de rali que fez un salto espectacular atingindo o Drone voador que o filmava:

Aconteceu no Rali da Sardenha, que faz parte do campeonato mundial (WRC). Num salto espetacular, o piloto Esapekka Lappi da Toyota foi embater contra um drone DJI

Desta vez o acidente não foi provocado por um drone de um curioso que entrou numa zona protegida sem autorização. Tudo indica que se tratava de um drone da equipa oficial da DJI, que acompanha os ralis do campeonato mundial. O choque aconteceu quando o drone captava imagens do salto do Esapekka Lappi da equipa oficial da Toyota. Curiosamente, um piloto que se estreou no WRC em Portugal.

No vídeo publicado no Facebook pelo utilizador CODA SuR, vê-se que o drone quase conseguiu evitar o impacto. Na verdade, apesar da pancada a alta velocidade, o drone saiu no que parece ser um voo perfeitamente controlado. De acordo com as imagens, apenas a câmara terá ficado danificada.

A Exame Informática já acompanhou o trabalho as equipas da DJI na captação de imagens no Rali de Portugal e verificámos que os drones voam a poucos metros do carro, mas nunca próximos ao ponto de arriscarem o impacto. Por isso mesmo fomos tentar perceber o que terá acontecido. Até agora, a DJI ainda não respondeu às nossas solicitações, mas o jornalista José Luís Abreu da AutoSport acredita que Esapekka Lappi «provavelmente surpreendeu o piloto do drone, porque todos os outros saltaram menos».

Uma coisa é certa: é provável que esta tenha sido a primeira vez que um drone chocou com um carro voador.

Resposta da DJI
A DJI, fabricante e operador do drone, já respondeu à Exame Informática: «a 10 de junho no WRC Rally Italia Sardegna, um drone DJI Inspire 2 tocou num carro de rali durante as filmagens do evento. O carro não sofreu qualquer dando nem ninguém ficou magoado. O rali continuou normalmente. A DJI está a analisar o assunto e está disponível para cooperar com todos os interessados relevantes».

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/insolitos/2017-06-14-Drone-choca-com-carro-de-rali--atualizado-com-declaracoes-da-DJI-

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di