Avançar para o conteúdo principal

Fitch: Será preciso um novo Resgate a Portugal.

Fitch: colocação de dívida foi positiva mas riscos persistem

Agência vê riscos económicos e políticos para o cumprimento do programa português e para o total regresso aos mercados

A agência de notação financeira Fitch considera que a colocação de dívida de longo prazo, efetuada por Portugal esta semana, foi «positiva» para o país e um passo no sentido do regresso aos mercados, mas avisa que persistem riscos económicos e políticos.

«O regresso de Portugal aos mercados com uma emissão de obrigações a cinco anos no montante de 2,5 mil milhões de euros é positivo para o seu perfil de crédito, mas permanecem riscos significativos no lado económico e político», refere a agência em comunicado.

«Há um claro momentum positivo, com as taxas de juro nos títulos a 10 anos no nível mais baixo em dois anos. Contudo, acreditamos que permanecem desafios para o regresso total de Portugal aos mercados, devido às elevadas necessidades de financiamento», esclarece a Fitch.

«A operação completa a terceira etapa de Portugal no acesso total aos mercados, que passa por ser capaz de satisfazer todas as necessidades de financiamento com emissões regulares em várias maturidades», acrescenta.

E para a Fitch «Portugal não irá ter total acesso aos mercados antes de expirar o programa da troika». Isso significa que «será preciso um novo apoio financeiro e um novo programa», conclui.

«As fracas perspetivas económicas estão a complicar o plano de redução do défice do Governo e Portugal está apenas a meio do caminho no seu ajustamento. É ainda necessário um enorme esforço para as finanças públicas alcançarem um nível sustentável a médio prazo», argumenta a Fitch, para quem serão necessárias novas medidas de austeridade.

«O compromisso dos partidos com o programa será testado novamente», antecipa, numa alusão ao enfraquecimento da união política.

«Além disso, os constrangimentos institucionais podem limitar o espaço de manobra do Governo», razões que levam a agência a manter o rating de Portugal no nível «BB+».

Também a Standard & Poor's avisou há poucos dias que poderá cortar a nota da dívida portuguesa caso o Tribunal Constitucional chumbe algumas das medidas de austeridade inscritas no Orçamento do Estado para 2013.

Em: http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---economia/rating-fitch-divida-regresso-aos-mercados-riscos/1413276-6377.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di