Avançar para o conteúdo principal

Autorizada transferência de dois mil milhões para o Mecanismo Europeu de Estabilidade

O Conselho de Ministros autorizou esta quinta-feira o Ministério das Finanças a proceder à participação de Portugal no Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) – o fundo permanente de socorro do euro para os países em dificuldades.

No Orçamento do Estado para 2013 vão ser inscritas as verbas necessárias a uma parte dessa participação. Em causa estão dois mil milhões de euros, que serão pagos em cinco tranches de 400 milhões de euros, precisou o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes.

A participação total portuguesa deverá ser de 17,56 mil milhões de euros, mas este valor só será accionado se for necessário, por exemplo, para algum empréstimo a um dos países em dificuldades.

O valor terá de ser inscrito no orçamento, mas o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Marques Guedes, garantiu que não terá impacto no défice pois já estaria previsto.

O MEE foi hoje ratificado pela Alemanha, depois de o Tribunal Constitucional ter indeferido, a 12 de Setembro, várias providências cautelares para tentar evitar a entrada em vigor do mecanismo europeu.

O presidente da Alemanha, Jocahim Gauck, que assinou hoje o documento, esperou a sentença do Tribunal Constitucional, conhecida após a aprovação do MEE por grande maioria nas duas câmaras legislativas alemãs, o Bundestag e o Bundesrat, em Julho.

em: http://economia.publico.pt/Noticia/autorizada-transferencia-de-dois-mil-milhoes-para-o-mecanismo-europeu-de-estabilidade--1564843

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Governo altera regras de ISV para híbridos plug-in

  Híbridos plug-in vão continuar a pagar menos ISV, mas o Governo alterou as regras para evitar agravamento fiscal. Saiba o que está em causa. Atualmente, os  híbridos  plug-in  (que ligam à tomada) têm uma redução de 75% no ISV (Imposto Sobre Veículos), caso tenham uma autonomia mínima elétrica de 50 km e emissões de dióxido de carbono oficiais inferiores a 50 g/km. A partir de 2026, o Governo mantém a redução de 75% do ISV, mas vai aumentar o limite de 50 g/km de CO 2  para 80 g/km, de acordo com o que foi divulgado pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao  Expresso . © Volvo A razão para elevar o limite mínimo de emissões deve-se à entrada em vigor, a partir de janeiro de 2026, da norma Euro 6e-bis. Entre várias alterações, a norma vai alterar também a forma como são certificados os consumos e emissões dos híbridos  plug-in , refletindo melhor o uso real destes veículos. Resultado? A maioria dos valores de CO 2  homologados vão subir. Ca...