Avançar para o conteúdo principal

DESCOBERTA A MAIS POTENTE EXPLOSÃO DESDE O BIG BANG

Novas imagens obtidas por astrónomos da agência espacial norte-americana NASA revelaram a ocorrência da explosão de um núcleo de galáxias – e esta terá sido a mais potente explosão desde a que, dizem os cientistas, deu origem ao Universo.

A explosão foi detectada pelo Chandra, o Observatório de Raios X da NASA, em conjunto com dados recolhidos pelo telescópio espacial Hubble.

Segundo os astrónomos da NASA, a explosão do cluster de galáxias, baptizado como MS 0735,6 + 7421, já consumiu o equivalente a 600 milhões de vezes a massa do nosso Sol.

A explosão ainda está activa, estando já a ocorrer há 10 milhões de anos, e encontra-se agora a uma distância de 2.6 mil milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Camelopardalis – ou Girafa, como também é conhecida.

Segundo a Discovery, o raio da explosão é neste momento de 6 vezes o tamanho da nossa galáxia, a Via Láctea.

A explosão foi provocada pelo maior buraco negro conhecido no Universo, um monstro gravitacional com uma massa 10 mil milhões de vezes maior que a do Sol.

Para obter a imagem da explosão, os astrónomos combinaram as imagens de raios-X e ondas rádio obtidas pelo Chandra com imagens ópticas obtidas pelo Hubble.

As zonas a azul indicam as massas de gás quente que constituem a maior parte deste núcleo de galáxias.

As vastas cavidades em tons rosa à esquerda e à direita, cada uma com 600 mil anos-luz de diâmetro, são gigantescas massas de matéria altamente energética, expelidas a alta velocidade do coração do grupo de galáxias, no centro da imagem.

Os astrofísicos pensam que a maior parte das galáxias – se não todas – contém no seu núcleo um buraco negro super-massivo.

O que ainda não conseguiram determinar é o que é que se forma primeiro – se o buraco negro, ou a galáxia à sua volta.


Em: http://zap.aeiou.pt/descoberta-a-mais-potente-explosao-desde-o-big-bang-89150

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...