Avançar para o conteúdo principal

Em 2013 vamos ganhar mais por mês.

Mais IRS e subsídio diluído: afinal parece que ganha mais

Efeito é ilusório: maioria dos portugueses vai receber mais dinheiro ao fim do mês, mas no conjunto do ano vai ganhar menos

Afinal muitos portugueses vão receber mais salário ao fim do mês durante o ano de 2013, apesar da sobretaxa de 3,5% em sede de IRS, graças à diluição de metade dos subsídios de férias e Natal pelos 12 meses do ano. As conclusões são da consultora Price Waterhouse Coopers.

Nas simulações feitas pela consultora para a Agência Financeira, a maioria dos contribuintes vai ter um aumento do salário, ou seja, em janeiro, em vez de receber menos, vai na verdade receber mais do que em dezembro. Mas tudo não passa de aparências.

É que, apesar de receber mais ao final do mês, aos salários mensais soma-se apenas um subsídio (metade do de férias, no verão, e metade do de natal, em dezembro. Assim, feitas as contas, no conjunto do ano de 2013, quase todos vão na verdade, ganhar menos.

As simulações da consultora mostram que, por exemplo, um solteiro com um filho que recebe um salário bruto de 1.500 euros, receberia a partir de janeiro, depois do aumento de impostos, 1.075 euros. Ou seja, menos 50 do que hoje recebe. Mas, com a diluição de metade dos subsídios de férias e de Natal, passará a receber 1.165 euros. Ou seja, mais 40 euros.

O mesmo acontece com um casal que recebe em conjunto 2.000 mil euros mensais: sem diluição veria o rendimento encolher 50 euros em janeiro com o aumento de impostos. Mas tendo os subsídios diluídos mensalmente, receberá quase 80 euros mais do que hoje.

O efeito é ilusório, mas tem um impacto muito real quando, na altura do pagamento dos subsídios, for apenas transferida metade da quantia habitual.

No caso da sobretaxa de IRS, que inicialmente era para ser de 4% mas que o Governo baixou para 3,5%, essa revisão tem um efeito que vai sendo amplificado com a progressão nos escalões de IRS.

Por exemplo, um casal com um filho e com 1.000 euros de rendimento por titular, paga com uma sobretaxa de 3,5%, ou seja de 205 euros anuais. Se a sobretaxa fosse de 4%, pagaria 236 euros. A poupança anual com a revisão é de 30 euros.

Mas se aumentarmos o rendimento para 2 mil euros por titular, a sobretaxa de 3,5% obriga a família a desembolsar 1.185 euros, em vez dos 1.350 que pagaria com a sobretaxa de 4%. São menos 170 euros anuais, graças à revisão da sobretaxa.

Consulte aqui as simulações realizadas pela PWC:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/static/proposta_de_orcamento_do_estado_calculo_mensal_de_imposto_2013.pdf


Por Paula Gonçalves Martins com Isabel Loução Santos, TVI Em:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/contas-salarios-irs-sobretaxa-subsidios-simulacoes/1397748-1730.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di