Avançar para o conteúdo principal

TV engorda. Açúcar ajuda a emagrecer.

AFINAL, COMER DOCES PODE AJUDAR A MANTER A FORMA

O consumo de doces pode, afinal, acarretar benefícios para a dieta, desde que em quantidade moderada. É o que conclui um novo estudo que indica que os doces ajudam a controlar os hábitos alimentares.

Esta pesquisa levada a cabo na Universidade do Estado da Geórgia, nos EUA, apurou que consumir alimentos doces ajuda o cérebro a formar uma memória de uma refeição, o que vai ajudar a controlar aquilo que se come.

Isto porque os neurónios do hipocampo dorsal, a parte do cérebro que é crítica para a formação da memória episódica (a memória dos eventos experimentados individualmente num dado momento ou lugar), são activados pelo consumo de doces.

“Pensamos que a memória episódica pode ser usada para controlar o comportamento alimentar”, constata uma das investigadoras envolvidas no estudo, Marise Parent, professora na Universidade da Geórgia, citada pelo site Science Daily.

“Nós tomamos decisões como ‘Provavelmente não vou comer agora. Comi um grande pequeno-almoço.’ Decidimos com base nas nossas memórias de quando e do que comemos”, explica ainda a investigadora.

No estudo publicado no jornal Hippocampus constatou-se que uma refeição consistindo num líquido adoçado, seja por sacarose (o vulgar açúcar de mesa) ou sacarina (um adoçante), aumentou de forma significativa a expressão da plasticidade sináptica nos neurónios do hipocampo dorsal de ratos – a plasticidade sináptica é um processo cerebral fundamental para a formação da memória.

Estes resultados vêm ao encontro de um estudo anterior dos mesmos investigadores que comprovou que desactivando temporariamente os neurónios do hipocampo dorsal, depois de uma refeição incluindo sacarose, se acelera o início da próxima refeição e se motiva que os ratos comam mais.

Isto é o mesmo que dizer que quando se anula o período durante o qual se processa a memória da refeição, se consome maior quantidade de comida.

Há outros estudos que comprovam que comer em frente à televisão, um processo que interfere na formação da memória da refeição, aumenta a quantidade de comida que se consome.

E há também investigações que constataram que pessoas com amnésia comem de novo, mesmo que tenham acabado de comer, por causa da falta de memória da refeição anterior.


Em: http://zap.aeiou.pt/afinal-comer-doces-pode-ajudar-manter-forma-89583

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal

 Mergulha na fascinante história do Submarino Barracuda, agora aberto ao público em Almada! Descobre: Como era a vida a bordo deste submarino de guerra. Os segredos da navegação subaquática. Sistemas avançados de regeneração de oxigénio. 42 anos de missões e 800.000 milhas náuticas percorridas. Visita o Barracuda de terça a domingo, 10h-18h, perto de Lisboa, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas, Almada, às portas de Lisboa. Não percas esta oportunidade única de explorar o submarino mais antigo da NATO! Vê os meus outros passeios e viagens em  Wilson's discoveries   Se gostas de vistas aéreas para relaxar e conhecer, podes ver os meus voos de drone em  Relax in   Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal - YouTube

Digi dá mais um passo decisivo para resolver a principal queixa dos utilizadores

Fonte:  MHD .  A Digi chegou a Portugal com preços nunca antes vistas, mas enfrentou várias críticas à cobertura. No entanto, em apenas seis meses já mostra melhorias significativas. Desde que aterrou oficialmente em Portugal, em novembro de 2024, a Digi tem dado muito que falar. A operadora romena chegou com um objetivo claro: agitar o mercado das telecomunicações com preços imbatíveis, nunca antes vistos. E este objetivo foi conseguido tanto nos pacotes de casa (Internet Fixa e Televisão) como no Móvel. A verdade é que a Digi continua a lidar com várias críticas, sendo que o apagão espoletou a ira de muitos clientes que se viram horas e horas sem serviço. No entanto, a principal prende-se com as falhas de cobertura, quer na rede móvel, quer na fibra. No entanto, em apenas seis meses, a operadora já deu sinais claros de evolução. Nos últimos tempos, a Digi arregaçou as mangas e está a fazer o trabalho de casa: instalar mais antenas 4G e 5G e acelerar a expansão da sua rede de...