Avançar para o conteúdo principal

Comer massa não engorda

COMER MASSA NÃO ENGORDA – E PODE MESMO AJUDAR A EMAGRECER

Comer massa não engorda e pode até ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

A conclusão é de um estudo italiano que envolveu um universo de 23.366 pessoas. Os resultados da pesquisa foram publicados na Nature Nutrition & Diabetes.

O mito de que a massa engorda está ligado ao facto de este alimento ser uma fonte de hidratos de carbono. No entanto, comer massa não só não apresenta riscos de aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), como pode mesmo ajudar a combater a diabetes e o excesso de peso.

“Na visão popular, a massa é muitas vezes considerada inadequada quando queremos perder peso, e algumas pessoas excluem-na completamente das suas refeições. Esta não é uma atitude correta. Estamos a falar de um componente fundamental da tradição italiana do Mediterrâneo”, descreve Licia Iacoviello, autora principal da nova pesquisa.

Os investigadores do Instituto Neurológico Mediterrânico, em Itália, convidaram os participantes a fazer uma espécie de diário onde revelassem os seus hábitos alimentares. Os voluntários tiveram de escrever tudo o que comeram no dia anterior e em seguida foram sujeitos a um questionário.

Os autores do estudo avaliaram a quantidade de massa ingerida por dia e compararam com o IMC e com as medidas da cintura e do quadril de cada participante.

As conclusões não deixaram margens para dúvidas: as pessoas que comeram mais vezes massa não engordaram; pelo contrário, foram aquelas que perderam mais peso.

“Ao comparar os dados antropométricos com os hábitos alimentares, verificámos que o consumo de massa, ao contrário do que se pensa, não está associado a um IMC alto“, explicou George Pounis, coautor do estudo.

O preconceito de que a massa engorda tem sido responsável por uma alteração da dieta mediterrânica, o que levou o consumo de massa a decair por se considerar que a eliminação do alimento da dieta iria trazer benefícios no combate à obesidade.

No entanto, o segredo é combinar massa com legumes, tomate, peixe e azeite – e evitar a carne e as gorduras animais, sustenta a investigação.

Além disso, a porção de massa dessas pessoas era modesta – a maior porção foi de cerca de 86 gramas -, já que a massa era, regra geral, o acompanhamento em vez da refeição principal, o que é tradicional no Mediterrâneo.

Esta não é a primeira pesquisa que dá boa nota à dieta mediterrânica, da qual a massa cumpre um papel importante. No entanto, essas vantagens estavam sobretudo associada ao facto de ser rica em frutas, vegetais, peixe e produtos integrais, mas nenhum estudo tinha avaliado o papel da massa.


Em: http://zap.aeiou.pt/comer-massa-nao-engorda-e-pode-mesmo-ajudar-a-emagrecer-120026

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...