Avançar para o conteúdo principal

Piloto robótico melhor do que humano

O MELHOR PILOTO DE COMBATE DO MUNDO JÁ NÃO É UM HUMANO

O conceito foi apresentado ao grande público em 2005 no filme de Ficção científica Stealth- Ameaça Silenciosa. Agora tornou-se realidade com a vantagem da inteligência artificial controlar vários caças e não apenas 1 como no filme.

Um sistema de pilotagem de caças baseado em Inteligência Artificial venceu dois jactos de combate pilotados por humanos numa simulação de combate.

O piloto robótico, baptizado de Alpha, usou quatro jactos virtuais para defender uma área de litoral dos dois caças pilotados por humanos – e não sofreu perdas.

Desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, o sistema venceu também um piloto de combate da Força Aérea Americana recentemente aposentado – logo, bastante experiente.

Na simulação descrita no estudo, os dois jactos que atacavam o litoral, a “equipa azul”, tinham um sistema de armas mais poderoso que os jactos usados pelo Alpha, a “equipa vermelha”.

Mas o sistema manobrado por Inteligência Artificial conseguiu sempre livrar-se dos inimigos, depois de realizar uma série de manobras evasivas.

Um especialista em aviação afirmou que os resultados são promissores.

Adversário letal

Na investigação, os cientistas da Universidade de Cincinnati e a empresa tecnológica Psibernetix classificaram o sistema Alpha como um “adversário letal”.

Durante as simulações de combate entre o sistema de Inteligência Artificial e o piloto aposentado Gene Lee, os investigadores relatam que o piloto humano “não apenas não conseguiu uma única morte contra Alpha, como ainda foi SEMPRE derrubado pela equipa vermelha nos combates prolongados.

O Alpha usa uma forma de inteligência artificial baseada no conceito de lógica difusa, ou “fuzzy”, na qual um computador analisa uma série ampla de opções antes de tomar a decisão.

Devido ao facto de um caça produzir uma grande quantidade de dados para serem interpretados, nem sempre se torna óbvio a um piloto quais as manobras são mais vantajosas – como quando entrar em combate ou evitá-lo, ou em que momento uma arma deve ser disparada.

Sistemas que usam a lógica difusa podem analisar a importância destes dados individuais antes de tomar uma decisão mais ampla.

A grande proeza conseguida pelos investigadores com o sistema Alpha foi a capacidade de tomar essas decisões em tempo real e com a eficiência de um computador.

“Temos um sistema de inteligência artificial que parece ser capaz de lidar com o ambiente exclusivamente aéreo, é extraordinariamente dinâmico, e gere um número extraordinário de parâmetros”, explica o analista aeroespacial militar Doug Barrie.

“E aparentemente, consegue enfrentar muito bem um piloto de combate qualificado, capaz e experiente”, diz Barrie

“É como um super-campeão de xadrez perder com um computador“, conclui o analista.

Ética

Apesar do enorme entusiasmo da equipa de investigadores, Barrie lembrou à BBC que pode não ser fácil, ou simplesmente apropriado, tentar usar o Alpha em ambientes de combate na vida real.

A analista considera que se o sistema fosse realmente usado, e decidisse atacar um alvo não militar, por exemplo, os resultados poderão ser terríveis.

“A indignação do público seria imensa.”

Barrie diz no entanto que o Alpha pode ser uma excelente ferramenta de simulação de combate – ou para ajudar a desenvolver sistemas melhores para uso dos pilotos humanos.

Mas em muitas áreas da ciência, o que ontem era eticamente reprovável, hoje é prática vulgar.


Em: http://zap.aeiou.pt/o-melhor-piloto-de-combate-do-mundo-ja-nao-e-um-humano-119036

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal

 Mergulha na fascinante história do Submarino Barracuda, agora aberto ao público em Almada! Descobre: Como era a vida a bordo deste submarino de guerra. Os segredos da navegação subaquática. Sistemas avançados de regeneração de oxigénio. 42 anos de missões e 800.000 milhas náuticas percorridas. Visita o Barracuda de terça a domingo, 10h-18h, perto de Lisboa, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas, Almada, às portas de Lisboa. Não percas esta oportunidade única de explorar o submarino mais antigo da NATO! Vê os meus outros passeios e viagens em  Wilson's discoveries   Se gostas de vistas aéreas para relaxar e conhecer, podes ver os meus voos de drone em  Relax in   Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal - YouTube

Digi dá mais um passo decisivo para resolver a principal queixa dos utilizadores

Fonte:  MHD .  A Digi chegou a Portugal com preços nunca antes vistas, mas enfrentou várias críticas à cobertura. No entanto, em apenas seis meses já mostra melhorias significativas. Desde que aterrou oficialmente em Portugal, em novembro de 2024, a Digi tem dado muito que falar. A operadora romena chegou com um objetivo claro: agitar o mercado das telecomunicações com preços imbatíveis, nunca antes vistos. E este objetivo foi conseguido tanto nos pacotes de casa (Internet Fixa e Televisão) como no Móvel. A verdade é que a Digi continua a lidar com várias críticas, sendo que o apagão espoletou a ira de muitos clientes que se viram horas e horas sem serviço. No entanto, a principal prende-se com as falhas de cobertura, quer na rede móvel, quer na fibra. No entanto, em apenas seis meses, a operadora já deu sinais claros de evolução. Nos últimos tempos, a Digi arregaçou as mangas e está a fazer o trabalho de casa: instalar mais antenas 4G e 5G e acelerar a expansão da sua rede de...