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Bateria auto com 1.4 milhões de Watts.

RECARREGAR UM AUTOCARRO ELÉCTRICO JÁ É MAIS RÁPIDO QUE ENCHER O DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL


Comentário do Wilson: Faz-me lembrar o filme de Ficção científica "Regresso ao Futuro" onde o carro (máquina do tempo) foi recarregado com a energia de um raio, aproveitando a tempestade de 1955.


Um dos pontos negativos típicos dos veículos eléctricos é o tempo necessário para o recarregamento, mas isso parece ter chegado ao fim – e graças a tecnologia que está disponível para todos os que a queiram utilizar.

A Proterra é uma empresa que fabrica veículos eléctricos e desenvolveu um sistema de recarregamento rápido apropriado para autocarros e camiões eléctricos que os pode recarregar em cerca de 10 minutos, mais rápido do que o tempo necessário para encher o depósito de combustível.

Autocarros, camiões do lixo, veículos de entregas e outros que passem o dia a circular em ambiente urbano são candidatos perfeitos para esta tecnologia, que em poucos minutos os deixa aptos a regressarem ao trabalho.

Para atingir esta velocidade de recarregamento, o sistema, que recorre a um carregador suspenso que se liga aos veículos que se colocarem debaixo dele, usa tensões de até 1000V e 1400A.

A título de comparação, nos smartphones com 5V e 1A ou 2A, embora os sistemas de carregamento rápido também já estejam a fazer subir esses valores.

Não menos importante é que a Proterra decidiu disponibilizar estas patentes livremente, de modo a que qualquer outro fabricante possa tirar proveito desta tecnologia, facilitando assim a criação de um sistema standard de carregamento rápido para veículos pesados.

Esta alternativa pode vir a contribuir para uma adopção mais rápida dos veículos eléctricos nas cidades.


Em: http://zap.aeiou.pt/recarregar-um-autocarro-electrico-ja-e-mais-rapido-que-encher-o-deposito-de-combustivel-120347



2º comentário do Wilson: pelas minhas contas estamos a falar numa potencia de 1.4MW durante 10 minutos o que dá 233KWh, ou seja, fica substancialmente mais barato que um tanque de gasóleo.
Só me é difícil acreditar na durabilidade da bateria dado a enorme quantidade de calor que certamente será gerado nesses 10 minutos, a não ser que a tecnologia da bateria seja do tipo super-condensador. Assim já acredito, com todas as vantagens e desvantagens dessa tecnologia. Talvez seja uma tecnologia híbrida com o super-condensador a receber a energia em 10 minutos e depois ir carregando a bateria normal nas horas seguintes enquanto o veículo já está em movimento/utilização.

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