Avançar para o conteúdo principal

Realidade aumentada que se toca

JAPONESES CRIARAM UM NOVO TIPO DE HOLOGRAMA QUE PODE SER TOCADO

Investigadores da Universidade de Tóquio, no Japão, construíram uma máquina capaz de usar ultra-sons para transformar hologramas em imagens palpáveis.

A nova invenção, lançada no fim do mês passado, soma-se ao crescente número de protótipos “tele-hápticos” lançado em 2015.

Chamada “Haptoclone”, a nova máquina holográfica é composta por duas caixas. Uma das caixas contém um objecto, e a outra mostra um holograma desse objeto – o seu “clone”.

Se um utilizador coloca a mão na segunda caixa para interagir com o holograma, consegue sentir o objecto original, graças a pressões exercidas por radiação ultra-sónica emitida sobre a sua mão.

A sensação táctil é bastante realista.

Joon Ian Wong, repórter do Gizmodo, testou o dispositivo, e diz que a bola holográfica com a qual interagiu parecia feita de plástico insuflado.

Também Emiko Jozuka, repórter da Motherboard, testou o Haptoclone e interagiu com o holograma de uma mão humana. Josuka descreve uma sensação “borbulhante e estranha” a emanar dos seus dedos.

Por enquanto, a tecnologia ainda é limitada – só pode emitir um nível “seguro” de radiação ultra-sónica, o que significa que o grau de feedback táctil que pode simular está reduzido a algo como acariciar levemente um objecto.

Ainda não pode emular um aperto de mão ou um abraço forte, por exemplo.

Mas muito provavelmente daqui a uns anos estaremos a assistir a combates de boxe holográficos.


Em: http://zap.aeiou.pt/japoneses-criaram-um-novo-tipo-de-holograma-que-pode-ser-tocado-97739


Vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=0nlnRpFoBLo

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal

 Mergulha na fascinante história do Submarino Barracuda, agora aberto ao público em Almada! Descobre: Como era a vida a bordo deste submarino de guerra. Os segredos da navegação subaquática. Sistemas avançados de regeneração de oxigénio. 42 anos de missões e 800.000 milhas náuticas percorridas. Visita o Barracuda de terça a domingo, 10h-18h, perto de Lisboa, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas, Almada, às portas de Lisboa. Não percas esta oportunidade única de explorar o submarino mais antigo da NATO! Vê os meus outros passeios e viagens em  Wilson's discoveries   Se gostas de vistas aéreas para relaxar e conhecer, podes ver os meus voos de drone em  Relax in   Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal - YouTube

Portáteis de alta performance “low-cost”? Sim… Existem!

 Pode parecer estranho nos tempos que correm, mas existem mesmo portáteis de alta performance de marcas como a Tongfang (também vendida sob outras marcas como XMG, Eluktronics, Schenker, entre outras) capazes de oferecer especificações semelhantes ou até superiores a modelos da ASUS ROG, HP Omen, ou MSI a preços significativamente mais baixos. Porém, não pense que vai conseguir meter as mãos no mesmo exato produto. Existem compromissos quando opta por um portátil de uma marca com menos peso no mercado. Vale a pena investir num portátil de marca alternativa? portáteis de alta performance "low-cost"? sim... existem! A resposta depende do que procuras: Preço/Performance – Marcas como Tongfang conseguem oferecer mais hardware por menos dinheiro porque evitam grandes campanhas de marketing e não cobram pelo “prestígio” da marca. Assim, se quiseres um portátil com um processador topo de gama e uma RTX 4080 ou 4090 por menos dinheiro, pode ser uma solução. Personalização – Muitas de...