Avançar para o conteúdo principal

Realidade aumentada que se toca

JAPONESES CRIARAM UM NOVO TIPO DE HOLOGRAMA QUE PODE SER TOCADO

Investigadores da Universidade de Tóquio, no Japão, construíram uma máquina capaz de usar ultra-sons para transformar hologramas em imagens palpáveis.

A nova invenção, lançada no fim do mês passado, soma-se ao crescente número de protótipos “tele-hápticos” lançado em 2015.

Chamada “Haptoclone”, a nova máquina holográfica é composta por duas caixas. Uma das caixas contém um objecto, e a outra mostra um holograma desse objeto – o seu “clone”.

Se um utilizador coloca a mão na segunda caixa para interagir com o holograma, consegue sentir o objecto original, graças a pressões exercidas por radiação ultra-sónica emitida sobre a sua mão.

A sensação táctil é bastante realista.

Joon Ian Wong, repórter do Gizmodo, testou o dispositivo, e diz que a bola holográfica com a qual interagiu parecia feita de plástico insuflado.

Também Emiko Jozuka, repórter da Motherboard, testou o Haptoclone e interagiu com o holograma de uma mão humana. Josuka descreve uma sensação “borbulhante e estranha” a emanar dos seus dedos.

Por enquanto, a tecnologia ainda é limitada – só pode emitir um nível “seguro” de radiação ultra-sónica, o que significa que o grau de feedback táctil que pode simular está reduzido a algo como acariciar levemente um objecto.

Ainda não pode emular um aperto de mão ou um abraço forte, por exemplo.

Mas muito provavelmente daqui a uns anos estaremos a assistir a combates de boxe holográficos.


Em: http://zap.aeiou.pt/japoneses-criaram-um-novo-tipo-de-holograma-que-pode-ser-tocado-97739


Vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=0nlnRpFoBLo

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di