Avançar para o conteúdo principal

Armas nucleares para salvar o planeta

CIENTISTAS RUSSOS VÃO TESTAR ARMAS NUCLEARES PARA SALVAR A TERRA DE ASTERÓIDES

Cientistas russos acreditam que armas nucleares são actualmente a melhor opção para lidar com os asteróides gigantes que ameaçam a Terra.

Uma equipa de cientistas russos foi contratada pelo NEOShield, um programa financiado pela União Europeia, para desenvolver uma maneira de usar armas nucleares para proteger o planeta de asteroides, segundo infirma reportagem do Telegraph.

O NEOShield atribuiu a equipas de cientistas de vários países, entre Janeiro de 2012 e Maio de 2015, a tarefa de desenvolver medidas anti-asteróides eficientes.

Segundo o Telegraph, a missão de desviar objectos espaciais perigosos com explosões nucleares foi conduzida por um Instituto de Investigação Científica da agência especial russa Roscosmos, especializado no desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais, mísseis de defesa aérea e unidades de propulsão.

Apesar de os tratados espaciais em vigor proibirem o uso de componentes nucleares no espaço, cientistas acreditam que se algum corpo celestial sem rumo vier a representar uma ameaça clara para a Terra, tais restrições serão revogadas.

Segundo os investigadores, a forma mais eficiente e segura de lidar com Near Earth Objects – objectos potencialmente perigosos próximo da Terra – seria interceptá-los no espaço e alterar o seu curso com uma explosão nuclear, em vez de tentar destruir completamente o objecto.

Como parte do seu programa espacial federal, a Rússia pretende também estabelecer um centro astronómico dedicado a rastrear objectos potencialmente perigosos em curso de colisão com a Terra, com quatro satélites de observação a varrer em permanência o espaço em busca de ameaças.

A Terra sofreu múltiplos impactos de corpos celestes ao longo da sua história e pré-história – com destaque para o gigantesco asteróide que terá provocado a extinção dos dinossauros, ao cair no que hoje conhecemos como o México.

Mais recentemente, em 2013, cerca de 1500 pessoas ficaram feridas e 7000 edifícios danificados quando um asteróide com apenas 20 metros explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk.

Em 1908, um asteróide muito maior, com cerca de 60 por 190 metros, arrasou 800 m2 de floresta não habitada em Tunguska, na Sibéria.

O impacto deste asteróide foi equivalente ao de 1000 bombas atómicas como a que atingiu Hiroshima.

Segundo a opinião generalizada da comunidade científica, a questão não é saber se a Terra será algum dia atingida por um asteróide, mas sim quando será atingida – e se estaremos preparados.


Em: http://zap.aeiou.pt/cientistas-russos-vao-testar-armas-nucleares-para-salvar-terra-de-asteroides-97769

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di