Avançar para o conteúdo principal

Cavaco: «Bom senso europeu emigrou para outras paragens»

Cavaco: «Europa está a trilhar caminhos perigosos»

Presidente da República comentou situação do Chipre. «Bom senso emigrou para outras paragens», lamentou

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou esta segunda-feira que a Europa está a «trilhar caminhos perigosos» - ao anunciar um plano de resgate para Chipre que exige impostos pesados sobre os depósitos - e, por isso, apelou ao regresso do «bom senso».

«A Europa está a trilhar caminhos perigosos. Até penso que às vezes o bom senso emigrou para outras paragens. Esperemos para ver o que é que, nos próximos dias, se decide sobre esta matéria», disse Cavaco Silva, que está de visita a Roma, em declarações aos jornalistas.

«É preciso muito bom senso quando se fala de pilares que são fundamentais para o sistema bancário de todos os países da Europa e não só. É um caminho muito perigoso, este que a União Europeia está a trilhar, muito, muito perigoso. Espero que o bom senso volte», disse, citado pela Lusa.

O chefe de Estado optou ainda por deixar outro aviso: «Os livros ensinam-nos que quando há falta de confiança num sistema bancário, não há quase nenhum país que escape. Um dos pilares do sistema financeiro é a confiança», atirou.

Estas declarações foram feitas à margem de um encontro com a comunidade portuguesa, na capital italiana, onde se encontra para participar na cerimónia de entronização do papa Francisco.

No sábado, um acordo entre as autoridades cipriotas, a Zona Euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) resultou num plano de resgate ao Chipre, num montante máximo de dez mil milhões de euros.

Em troca, o acordo sugere um imposto excecional de 6,75 por cento sobre os depósitos bancários inferiores a 100 mil euros, e de 9,9 por cento acima deste valor, para além de uma retenção na fonte dos juros destes depósitos.

Estas medidas deverão garantir um total de 5,8 mil milhões de euros.

O acordo propõe ainda um plano de privatizações e um aumento do imposto sobre as sociedades empresariais de 10 para 12,5 por cento.


Veja o vídeo em: http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/cavaco-chipre-bancos-depositos/1430690-6377.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di