Avançar para o conteúdo principal

Este Toyota RAV4 está impecável mas mesmo assim vai para abate



 As cheias na região espanhola de Valência deixaram um rasto de destruição. Casas arrasadas, ruas transformadas em rios, garagens submersas e milhares de automóveis convertidos em sucata num ápice.


Um desses automóveis foi o Toyota RAV4 de 2021 que podem ver no vídeo que pode encontrar neste texto. Este SUV japonês esteve debaixo de água, literalmente. Mas, contra todas as expectativas — e contra aquilo que tantas vezes ouvimos sobre carros modernos — continua a funcionar.


É fácil encontrar nas redes sociais exemplos de clássicos que voltam à vida depois de estarem mergulhados em água — nós também já partilhámos um desses momentos. Os carros antigos são mais simples, robustos e não têm uma eletrónica tão sensível. Mas ver isso acontecer num carro moderno, carregado de sensores, cablagens, centralinas e conectores, é — no mínimo — surpreendente.


No vídeo que partilhamos acima, é possível ver o Toyota RAV4 a funcionar perfeitamente após o resgate. Apesar de ter estado submerso, todos os seus sistemas eléctricos permanecem operacionais. Janelas, faróis, ecrãs, comandos, ignição. Tudo a funcionar como se nada tivesse acontecido. Mas há uma explicação para isso.


Segundo os responsáveis por este centro de abate e recuperação de peças usadas, sediado em Granada, tudo se deve à qualidade da montagem do Toyota RAV4. Mais concretamente, ao rigor no isolamento dos sistemas elétricos.


Neste RAV4, a estanqueidade dos conectores impediu a entrada de humidade, evitando curtos-circuitos e a degradação dos componentes. Ou seja, mesmo submerso, o sistema resistiu. Mas porque é que a Toyota se dá a este trabalho? Sobretudo num detalhe que, à partida, nenhum cliente vê.


Europa pouco importa

O RAV4 é um modelo global. É vendido em todos os continentes, incluindo em mercados onde as condições de utilização são particularmente exigentes. Estradas más, clima extremo, manutenção escassa. Para garantir que o carro funciona onde quer que esteja, é preciso ser desenvolvido e fabricado com esse cenário em mente.


Usados

Temos muitos Toyota RAV4 disponíveis

Pode escolher entre várias gerações por preços a começar nos 11 500 euros.

Quero ver

Por isso, mesmo que na Europa seja raro um carro encontrar-se submerso durante horas, a marca aplica os mesmos padrões de construção. Resultado? Um Toyota RAV4 que, mesmo depois de um cenário catastrófico, continua a funcionar. Ironicamente vai ser destruído…


Destruído porquê?

Porque esteve submerso. E uma vez classificado como “danificado por água” passa a salvado e a legislação impede que regresse à estrada — mesmo que esteja 100% funcional.


É esta a realidade de muitos automóveis modernos após eventos climáticos extremos. Mesmo quando resistem melhor do que seria expectável, acabam condenados. Este RAV4 é apenas mais um caso.


Serve de exemplo. Não apenas para falarmos da destruição causada pelas cheias, mas também para percebermos o que distingue a boa da má engenharia — mesmo quando está escondida debaixo de um painel ou num conector de que nunca ouvimos falar.


Este Toyota RAV4 está impecável mas mesmo assim vai para abate


Comentários

Notícias mais vistas:

Acidente com B737 da Jeju Air: pilotos desligaram motor errado após bird strike

 Foram conhecidas as primeiras conclusão do relatório intermédio do acidente do Boeing 738 da Jeju Air na Coreia do Sul que aponta para erro dos pilotos na gestão da emergência causada por um bird strike (colisão com aves). Os dados são preliminares, mas detalhados sobre a presença de ADN de patos em migração. De acordo com as informações, os pilotos terão desligado, por engano, o motor menos danificado após bird strike, indicou hoje fonte próxima da investigação. O motor mais afetado foi o nº2, o da direita da aeronave, mas os pilotos acabaram por cortar o nº1, o da esquerda, que estava em pleno funcionamento. Segundo o relatório, no gravador de voz ouve-se o PF (Pilot Flying) pedir ao PM (Pilot Monitoring) para cortar o motor nº2 mas ele cortou o nº1, tendo também disparado o extintor de motor, o que inviabilizou qualquer tentativa de recuperação. Sem motores a aeronave ficou sem pressão hidráulica para descer o trem de aterragem, tendo aterrado de barriga. A aeronave acabou por ...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

Drone DJI FlyCart 100 leva cargas de até 80kg e voa por até 6km

O FlyCart 100 levanta voo com peso de uma geladeira, resiste a ventos fortes e ainda pousa com paraquedas inteligente O novo   drone   de carga   DJI FlyCart 100   foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (30) como o modelo mais potente já lançado pela fabricante chinesa. Capaz de transportar até 80kg por 6km, o   DJI FlyCart 100   é voltado para entregas robustas e operações críticas em ambientes desafiadores. A estrutura do drone é reforçada e projetada para resistir a condições severas. O FlyCart 100 possui certificação IP55, suporta ventos de até 12 m/s e temperaturas que variam de –20 °C a 45 °C. Seu teto operacional é de 6.000 metros acima do nível do mar, o que o torna ideal para missões em regiões montanhosas ou remotas. Divulgação/DJI Leia mais: Capacidade de carga e alcance O modelo apresenta variações de desempenho de acordo com a configuração de baterias. Com uma única bateria, carrega até 80kg por até 6km. Já com duas baterias, sua carg...