Avançar para o conteúdo principal

Vem aí um novo tipo de Bitcoins?

A comunidade Bitcoin está dividida e há planos para criar uma nova ciberdivisa chamada Bitcoin Cash. Numa fase inicial, esta moeda vale apenas 10% do que uma Bitcoin “tradicional” e os especialistas alertam que pode ser instalado o caos neste mercado.

Apesar dos planos para a Cash já serem conhecidos, há muitas plataformas de Bitcoin que estão a recusar suportar a nova moeda. Para os investidores, a mudança de plataformas e a incerteza em torno desta fase inicial trazem riscos adicionais.

A limitação de só poder ser adicionado um megabyte de dados a cada dez minutos leva a que algumas transações possam demorar muitos dias até ser completas. Esta restrição foi implementada originalmente para proteger a Bitcoin contra ciberataques, mas agora começa a ser vista com desagrado pela comunidade. Encontrou-se uma solução de compromisso, a Segwit2x, que prometia aumentar cada bloco da blockchain e relocalizar alguma da informação num ficheiro separado que seria transmitido em paralelo, explica a BBC. A iniciativa seria implementada em duas fases: em agosto, dividir os dados e, em novembro, aumentar o blockchain para dois megabytes.

No entanto, na semana passada, Amaury Sechet, ex-Facebook, e outros especialistas em Bitcoin revelaram o plano de lançar o Cash a 1 de agosto, mostrando desconfiança face ao plano da Segwit2x. Os apoiantes da Cash dizem que não há garantia de que o aumento do blockchain vai acontecer, mesmo que a divisão de dados aconteça. O plano da Cash passa por aumentar o blockchain para 8 MB e esquecer a ideia de dividir os ficheiros.

Nem todas as plataformas de negócio da Bitcoin anunciaram se irão suportar a Cash ou não, mas sabe-se que várias já disseram que não o irão fazer, o que poderá lançar este mercado num caos, segundo os especialistas.

As Cash valem 267 dólares, cerca de 10% dos 2780 dólares que cada Bitcoin valia há algum tempo. No entanto, se a solução for adotada pela maioria dos utilizadores, é expectável que o valor aumente.

Estas incertezas surgem numa altura em que os principais reguladores financeiros mundiais viram os olhos para as ciberdivisas e estão a tentar decidir se se trata de uma divisa ou de um investimento. Várias instituições e empresas já aceitam pagamentos em Bitcoin, pelo que é necessária encontrar uma solução regulatória. A criptomoeda é usada por empresas tecnológicas, por exemplo, para transferir somas avultadas de dinheiro internacionalmente e, sem surpresa, também pelo mundo criminoso para tráfico de drogas ou lavagem de dinheiro.

O segmento de Bitcoin e de Ethereum, as duas moedas virtuais mais populares, está avaliado em mais de 100 mil milhões de dólares.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2017-08-01-Vem-ai-um-novo-tipo-de-Bitcoins-

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di