Avançar para o conteúdo principal

Estado paga cuidados de saúde fora do país a partir de Outubro de 2013


Estado paga cuidados de saúde fora do país a partir de Outubro de 2013
20/04/2012 - 11:44

Falta apenas um ano e meio, mas a maior parte dos portugueses desconhece que vai passar a poder aceder a cuidados de saúde nos outros países da União Europeia (UE), em unidades públicas ou privadas, a partir de Outubro de 2013. É para antecipar os riscos e perspectivar as oportunidades que decorrem da mobilidade transfronteiriça de doentes na UE que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) organiza esta sexta-feira, no Porto, uma conferência, depois de ter apresentado um estudo preliminar sobre esta matéria, avança o jornal Público.

Aprovada em Março de 2011, a Directiva 2011/24/UE — a ser transposta pelos Estados-membros até 25 de Outubro de 2013 — assegura a mobilidade dos doentes relativamente a cuidados de saúde programados, desde cirurgias a consultas, tratamentos e exames. Na prática, isto significa que o Estado português passará a ter de pagar os cuidados prestados noutros países, no caso de não conseguir dar-lhes resposta em tempo útil. Ou seja, um português em lista de espera que ultrapasse o tempo máximo de resposta garantido em Portugal para uma cirurgia a uma catarata, por exemplo, pode ser operado em Espanha ou noutro país comunitário. Mas há condicionantes: apenas será reembolsado mais tarde (no valor da tabela do país de origem) e suportará os custos do transporte e estadia. Condições que, à partida, permitem antecipar que o novo modelo vai beneficiar sobretudo os cidadãos com maior capacidade financeira e informação, escreve o Público.

“As pessoas não têm consciência do que pode acontecer. [A aplicação da directiva] pode representar uma enorme turbulência para o sistema de saúde português. E a turbulência tem riscos e oportunidades, que devemos antecipar. Não podemos esperar por 2013 e depois verificar que há centenas ou mesmo milhares de portugueses a procurar cuidados de saúde no exterior ou o inverso”, explica o presidente da ERS, Jorge Simões, lembrando que cada Estado-membro deve fazer “o trabalho de casa, de modo a que não haja grandes surpresas”.

Este novo modelo pode pôr em risco a sustentabilidade do SNS?

“Esse risco existe se não houver um estudo, se não pensarmos nos pontos de fragilidade”, admite Jorge Simões ao Público, que lembra, porém, que a directiva permite “escapatórias”, ao prever que os países concedam autorização prévia (nos casos de internamento de mais de uma noite e tratamentos altamente especializados e onerosos).

“Há várias áreas em que supostamente vamos conseguir atrair cidadãos de outros Estados-membros”, acredita o presidente da ERS, que dá o exemplo da cirurgia cardíaca. Agora, o inverso — a saída de portugueses para tratamento no estrangeiro — também é previsível, “porque temos listas de espera com uma dimensão considerável”, frisa.

No estudo preliminar feito em 2011 pela ERS, os cálculos feitos a partir de dados da Comissão Europeia (CE) indicavam que o aumento de circulação de doentes poderia render a Portugal 1,18 milhões de euros. De acordo com a CE, em 2008 havia cerca de 7,8 milhões de pessoas em lista de espera e, dessas, 10% estariam disponíveis para receber cuidados de saúde fora do país. Portugal, à data com 80 mil utentes em lista de espera, gastaria 320 mil euros, a que se juntariam 3,3 milhões de euros para as despesas de aplicação e monitorização da directiva e mais 1,3 milhões para a criação de pontos de contacto nacionais e actividades informativas.

Mas estes dados precisam de ser actualizados e enquadrados e é isso mesmo que vai ser feito esta sexta-feira na conferência que a ERS organiza na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto.

Em: http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/20-04-12/estado-paga-cuidados-de-saude-fora-do-pais-partir-de-outubro-

Comentários

Notícias mais vistas:

Rendas congeladas “desesperam” proprietários e inquilinos apontam despejos como medida “oportunista”

Foto: Rodolfo Alexandre Reis  Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários diz que as propostas do Governo sobre o descongelamento das rendas são “minúsculas” e que mesmo em relação ao despejos “falta muito por esclarecer”. Já António Machado, líder da Associação de Inquilinos Lisbonenses considera que aumentar a liberalização dos contratos significa que “a parte mais fraca ainda fica mais fraca”. Concordam em discordar. É desta forma que os proprietários e inquilinos olham para o conjunto de medidas apresentadas pelo Governo sobre o novo regime do arrendamento urbano (NRAU). No lado da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), o presidente Luís Menezes Leitão, lamenta que o congelamento das rendas antigas a 1990, um dos principais cavalos de batalha da ALP se mantenha praticamente inalterado. “As alterações são minúsculas e só têm significado relativamente a inquilinos que ganhem acima de cinco salários mínimos mensais e mesmo assim estabelece a fi...

Itália vigia navios russos a poucas centenas de km das suas costas: Moscovo reforça-se na Líbia

P-72A - Direitos de autor Aeronautica militare italiana Reforça-se atenção italiana à presença militar russa na Líbia: Tobruk e bases de Moscovo no flanco sul do Mediterrâneo sob maior vigilância Há muito que o flanco oriental da NATO está sob os holofotes devido à presença e às atividades militares russas. Mas, para Itália, há outra frente a acompanhar, muito mais próxima: a meridional, com a Líbia em primeiro plano. A coluna naval russa chegada a Tobruk, no leste do país, depois de atravessar o Mediterrâneo central, reacende a atenção sobre a atividade de Moscovo a poucas centenas de quilómetros das costas italianas. Segundo imagens de satélite (fonte em italiano) analisadas por grupos de inteligência de fonte aberta, as unidades, seguidas durante a travessia pelas forças italianas, transportariam meios blindados e viaturas logísticas. A rota desta coluna naval acrescenta assim mais um elemento à crescente atenção de Roma às atividades militares russas no Mediterrâneo e, sobretudo, a...

Volta: ambientalistas falam em "sistema justo", consumidores queixam-se e municípios alertam para problema nacional

Créditos: Artur Machado (arquivo)  Depois do pedido do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para o Governo "cancelar de imediato" o sistema de depósito de embalagens Volta, proposta essa já recusada pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, os municípios falam num problema a nível nacional, que não se restringe apenas à capital portuguesa, pelo que vão avançar com um diagnóstico para encontrar soluções para melhorar o programa. Por seu lado, os ambientalistas falam num projeto "justo", mas é preciso garantir que há "um bom sistema de recolha, onde as pessoas podem facilmente entregar as embalagens". Já a Deco adianta que, desde abril, tem recebido várias queixas dos consumidores. Na terça-feira, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que o sistema Volta gerou "um drama social sem precedentes". "Este verão trouxe também um novo desafio: o sistema Volta. A política de reciclagem e de reutilização...