Avançar para o conteúdo principal

IMI quintuplica para proprietários


Imóveis: IMI quintuplica para proprietários

Associação do sector fala em aumentos «pavorosos». Por isso, reclama alteração da fórmula e diminuição das taxas

PorRedacção  CPS 2012-04-23 16:11    

A Associação Nacional de Proprietários (ANP) considerou esta segunda-feira que os valores da avaliação de imóveis em Portugal são «proibitivos» e garantiu que, com a atual fórmula do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), os proprietários vão pagar sete vezes mais do que pagaram o ano passado, estimando-se a média dos «pavorosos aumentos de IMI à volta do quíntuplo» do pago anteriormente.

«Os proprietários repudiam firmemente a voracidade fiscal que agravou o IMI para o triplo, em andares considerados devolutos, muitos deles à espera que o proprietário reúna os fundos necessários à sua reabilitação, depois de longas dezenas de anos de ocupação por inquilinos de rendas ridículas, e afirmam que quanto maior for a penalização mais descapitalizado fica o senhorio e cada vez tem menos possibilidades monetárias para fazer obras», diz a ANP num comunicado enviado às redações.

Governo está a ir «além da troika»

A mesma Associação adiantou que não basta «reclamar dos valores apurados». É preciso «alterar a fórmula e a diminuição das taxas», que estão na origem dos «valores exorbitantes» que, a não serem anulados, «vão conduzir os proprietários diretamente à ruína e posterior confisco dos seus imóveis».

No documento, a ANP assegurou ainda que o Memorando de entendimento prevê «o incremento das receitas de IMI em 250 milhões de euros (cerca de 25%)», sendo que «neste imposto, o Governo está a ir muito além da troika».

Os proprietários pedem agora «mais justiça e harmonização no IMI» que deve significar que os prédios anteriormente avaliados «desçam para valores razoáveis, equivalentes aos apurados numa avaliação geral do património que tenha em conta a realidade do imobiliário em Portugal, assim equilibrando o que cada proprietário paga por andares similares».

Mas o que está a acontecer é «o aumento generalizado: os anteriormente avaliados pelas regras do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI), que já pagavam muito, vão passar a pagar ainda mais. Vão ser aumentados automaticamente em 25% (a taxa passa de 0,4% para 0,5%), isto é: se pagavam 1.000 euros com a taxa anterior de 0,4% vão passar a pagar 1.250 euros pela taxa futura de 0,5%», exemplificou a Associação.

Em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/imi-imoveis-proprietarios-agencia-financeira/1343085-1730.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...