Avançar para o conteúdo principal

Rio de Lixo

HÁ UM RIO DE LIXO A FLUTUAR EM BEIRUTE



Um rio de lixo está literalmente a flutuar na capital do Líbano, uma situação que representa um enorme perigo não só para a saúde da população como para o meio ambiente.

A grande quantidade de lixo tem-se acumulado desde julho do ano passado, altura em que o aterro sanitário da capital libanesa foi encerrado.

Até hoje, não foi apresentada nenhuma solução para resolver o problema e não parece que isso esteja para acontecer tão cedo. Atualmente, a situação política no Líbano não é muito favorável e prova disso é o facto de o país não ter presidente há mais de um ano, estando o primeiro-ministro a assumir o papel de presidente interino.

Inicialmente, a população começou a despejar os resíduos pelas suas próprias mãos, nos subúrbios de Jdeideh, mas com o tempo a pilha de lixo continuou a crescer e a expandir-se.

Neste momento, estima-se que a cidade contenha cerca de dois milhões de toneladas de lixo. Os habitantes dizem que o cheiro a “podre” é cada vez mais insuportável e temem que a situação seja ainda pior nos meses de verão.

No mês passado, uma empresa britânica tentou arranjar uma solução que passava por enviar algum deste lixo para a Rússia. No entanto, as burocracias não foram tratadas a tempo e o acordo caiu por terra.


Veja o Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=knp9YLzfLB8



Sem outra escolha, os moradores deixam os sacos de lixo em qualquer lugar, quer seja em ruas ou rios, nos quais as toxinas podem contaminar os cursos de água.

Além disso, muitos têm optado por queimar os resíduos, uma situação para a qual já têm sido alertados por causa da libertação de gases tóxicos.

De acordo com o Tech Insider, houve um grande aumento de infeções respiratórias. Os internamentos em hospitais da cidade aumentaram 25% desde o ano passado.

A situação começa a tornar-se cada mais insuportável e os moradores protestam contra a falta de ajuda do Governo para ajudar a limpar as ruas.

“Este lugar costumava ser tão bonito, mas olhem como está isto agora”, diz uma residente à CNN. “Nós nem conseguimos andar por aqui”.

Como se a crise política e este rio de lixo não fossem problemas suficientes, o Governo também tem tido dificuldades em fornecer água limpa e eletricidade à população desde o ano passado.

A isto acresce ainda a crise dos refugiados, provocada pelo conflito na vizinha Síria, que tem colocado bastante pressão sobre o país.


Em: http://zap.aeiou.pt/ha-um-rio-de-lixo-flutuar-na-cidade-de-beirute-104283

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di