Avançar para o conteúdo principal

Tesla apresenta a maior fábrica do mundo

TESLA APRESENTA A SUA GIGAFACTORY – A MAIOR FÁBRICA DO MUNDO

Mudar o mundo é algo que obriga a uma logística numa escala inimaginável – e para a Tesla conseguir os objectivos a que se propôs nos automóveis eléctricos, vai precisar da sua Gigafactory.

Quando o termo mega-fábrica simplesmente já não é suficiente, não resta mais do que chamar giga-fábrica às instações que a Tesla está a construir.

A futura Gigafactory, que quando estiver concluída será o maior edifício do mundo, irá produzir baterias para os automóveis da empresa (e não só).

Elon Musk já apresentou oficialmente a Gigafactory, mas mesmo com as suas dimensões imponentes, tem para já apenas um terço do seu tamanho final – que será de mais de 550 mil metros quadrados, ou seja, a área ocupada por 93 aviões Boeings 737 (ou, como salienta Musk, 50 mil nilhões de hamsters).

Musk apostou em fazer com que este imenso complexo gigante operasse como se fosse “uma máquina”, e embora a apresentação da Gigafactory tenha sido pública, muito do que se encontra no interior da Gigafactory é mantido em segredo.



O visionário fundador da Tesla explica porque a empresa teve que construir a Gigafactory: simplesmente, não havia capacidade de produção, em nenhum local do mundo, para as necessidades da Tesla nos próximos anos.

Gigafactory é um termo que se aplica na perfeição, se se considerar que, quando estiver a funcionar em plena capacidade, irá produzir baterias para 1.5 milhões de veículos por ano – o que dá uma média superar a 1.1 baterias por segundo, ao longo do ano.

Isso explica porque motivo se espera que esta fábrica, sozinha, venha a superar a produção de baterias em todo o resto do mundo.

As baterias são um dos pontos críticos para um futuro 100% eléctrico…

Esperemos então que tudo corra bem com esta Gigafactory, e que nos ajude a lá chegar mais depressa.


Em: http://zap.aeiou.pt/tesla-apresenta-gigafactory-maior-fabrica-do-mundo-123295

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Bolsas europeias recuperam com Trump a adiar para 9 de julho aplicação de direitos aduaneiros de 50% à UE

Futuros das ações subiram depois de o presidente dos EUA ter concordado em adiar a imposição de tarifas de 50% sobre a União Europeia, mas o dólar americano manteve-se sob pressão devido à diminuição da confiança dos investidores, o que levou o euro a atingir um máximo de um mês. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no domingo que tinha concordado em adiar a aplicação de uma tarifa de 50% sobre as importações da UE para 9 de julho, na sequência de um telefonema com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O anúncio provocou uma forte recuperação nos futuros das ações dos EUA e deverá impulsionar as ações europeias na segunda-feira. "Concordei com a prorrogação - 9 de julho de 2025 - Foi um privilégio fazê-lo", publicou Trump no Truth Social, citando a declaração de von der Leyen no X, na qual escreveu: "A UE e os EUA partilham a relação comercial mais importante e estreita do mundo. A Europa está pronta para avançar com as conversações de forma rá...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...